02 de abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo - Qual a importância da fisioterapia na vida do autista?

Por Jornal Cidade de Agudos em 09/04/2023 às 19:02:20

O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento, caracterizado pelo comprometimento em três áreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e comportamento. As principais características consistem em comportamentos repetitivos, estereotipados, limitações de atividades e interesses, comprometimento no desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal, déficit quantitativo na interação social e comunicação.

Pensando em um tratamento mais adequado para que o autista tenha a melhor qualidade de vida possível, é necessária uma equipe multidisciplinar, que envolve psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educador físico e o fisioterapeuta.

Acredita-se que a fisioterapia, nestes pacientes, pode contribuir para o desenvolvimento motor, ativação de áreas da concentração e integração social.

A fisioterapia por meio da psicomotricidade tem se apresentado eficaz no tratamento dos autistas. A fisioterapia tem procurado reduzir as alterações retratadas por essas crianças, usando uma variedade de técnicas. Atuando então nas funções básicas: como andar, sentar, ficar de pe´, jogar, rolar, tocar/buscar objetos, engatinhar e a se locomover de maneira geral. Todas essas funções são pré-requisitos fundamentais para a melhora da socializacão e, consequentemente, da inclusão escolar e social.

Sendo assim, a fisioterapia é de grande importância na vida do autista também.

Dra. Natália Munhoz

FISIOTERAPIA

Crefito-3/ 299889-F

Ler anterior

AFASIA

Ler próxima

IDEOLOGIA

Anuncie
anuncie aqui