DE OLHOS BEM ABERTOS

Por Jornal Cidade de Agudos em 19/11/2022 às 15:43:53

Estamos atravessando dias difíceis. Nosso país está se parecendo mais com uma mesa de pés para cima. Humberto de Campos dizia que a vida parecia a um paletó desabotoado e abotoado errado: nenhum botão está contente com sua casa e nenhuma casa está contente com seu botão. Assim é a situação do Brasil de hoje, ninguém se diz satisfeito com tudo que está ocorrendo. Depois das eleições, as coisas tomaram um rumo tão esquizofrênico que parecemos um bando de alucinados buscando um caminho certo para pisar.

Descontente com o resultado das urnas, a maioria dos brasileiros saiu às ruas para protestar e tudo indica que não vai abandonar tão cedo o lugar que encontrou para mostrar ao país e ao mundo que não está para brincadeira. Nunca vi meus compatriotas tão resolutos e de olhos tão abertos para a realidade como agora. É assim que deve ser. Eu? também nunca pensei que fosse presenciar tamanha lição de civismo e de resiliência. O povo está dando seu recado de forma clara, firme e direta. Ninguém aguenta mais tantos desmandos, cerceamento da liberdade, prisões. Afinal, todos nós temos sangue nas veias e dignidade a defender, portanto, pode parecer, muitas vezes, que temos ouvidos moucos ou preguiça para agir, mas, dependendo de onde, como e quando vem uma reprimenda descabida, aí, o gigante adormecido, que mora dentro de cada um, acorda e ruge como convém. Arre! às vezes me baixa o espírito de Proust e a frase sai quilométrica como essa acima. Veleidades à parte, não que me comparo ao francês de preciosa lavra, mas, espero, pelo menos ter sido clara o suficiente para mostrar que, tanto eu como meus patrícios, estamos resolutos a lançar mão do que dispomos para exigir que parem de ladrar no nosso quintal. Aqui não é lugar para caterva alguma querer nos assustar com uivos sinistros e rudes. O brasileiro está de olhos abertos e vigilantes e de sobreaviso para não permitir desmandos, autoritarismo. O Rei Sol, já morreu. O absolutismo que enfatizou a máxima do L'état c'est moi já foi enterrado e crucificado. Portanto, fora com berros e frases de segunda categoria, porque essas não assustam mais.

Antes de terminar quero compartilhar com os leitores um vídeo onde Carla Zambelli afirma que está em Washington e acaba de saber que Alexandre Moraes pediu o afastamento do ministro da Defesa. Ela dá uma risada generosa e diz que está preocupada com a saúde de Alexandre Moraes porque ele pensa ter tanto poder sobre uma nação que isso está transbordando à psicopatia, De repente -- diz ela -- ele chega à janela do 12o andar e pensa que já pode sair voando...

Esse vídeo mostra a situação tragicômica de um país cujos representantes assemelham-se a tiranetes de uma republiqueta de bananas. E não queremos ser um exemplo hilário de nação que só existe no imaginário de comediantes. Cáspite! Será que teremos de conviver com personagens à moda de Ícaro, que, sem asas, querem voar contrariando as leis humanas ?´É preciso lembrar aos membros do STF que eles, como nós, não passam de míseros mortais com estômago e intestinos, que comem e defecam, cheiram mal, como o mané lembrado pelo impoluto Barroso, e que quando se esquecem de princípios comezinhos de higiene com certeza empestearão o ar como o mais desgraçado homem de rua. Perfume francês, vinhos caros, caviar e lagostins não mudam a essência de ninguém. Pra frente, Brasil! Agora não é hora de pensar em futebol, carnaval, viagem ao exterior, restaurantes cinco estrelas. É hora de pensar em salvar nosso país de mãos inescrupulosas. Olhos abertos, brasileiros. Vigilância hoje e sempre.

Dra. Maria da Glória De Rosa

Pedagoga, Jornalista, Advogada

Profª. assistente doutora aposentada da UNESP

[email protected]

Anuncie
anuncie aqui