REVELAÇÃO HISTÓRICA

Por Jornal Cidade de Agudos em 24/06/2023 às 04:22:35

Durante um certo tempo, a Polônia manteve dois partidos comunistas, a partir de seus encontros em Varsóvia: um deles era leal aos líderes soviéticos, outro buscava ter mais independência em relação a Moscou e alguns até já tinham lutado na Guerra Civil Espanhola e conheciam tipos de comunismo diferente do modelo stalinista.

Este segundo partido não se surpreendeu quando surgiu a famosa "Revelação de Swiatlo". O tenente-coronel Swiatlo fugiu para Berlim Ocidental e de lá para os EEUU, no final de 1953, revelando aspectos ocultos do sistema comunista: o terror policial, a tortura dos prisioneiros políticos, o estilo de "vida burguês" da elite comunista, a influência moscovita e as amplas redes de informantes. Swiatlo fora chefe do Departamento X da polícia secreta e conhecido como supervisor da tortura de prisioneiros políticos. Essas revelações foram divulgadas na Polônia pela Rádio Europa Livre, embora essa rádio fosse proibida, todas as pessoas de Varsóvia ouviram as declarações. Os eventos que se seguiram à transmissão mostraram que a estrutura do poder estava começando a ruir. O Ministério de Segurança Pública foi dissolvido em 1954 e alguns de seus líderes foram presos e levados a julgamento no qual se revelaram práticas criminosas em nome do Estado. Um ou outro permaneceu fiel à lenda stalinista até que o discurso de Khruschóv a liquidou definitivamente. Agora não se poderia mais dizer que essa guinada foi motivada por imperialistas ou contrarrevolucionários dos reformistas.

Numa gélida noite de fevereiro, Khruschóv fez seu discurso secreto de quatro horas condenando os crimes de Stálin: os expurgos, o gulag, o uso da tortura e outros atos de terror. Apoiando seus argumentos nos textos de Marx e Engels, Khruschóv mostrou como Stálin havia distorcido um sistema que em princípio não se caracterizava pela ditadura e pelo totalitarismo. Enfim, Khruschóv sustentou que o comunismo ainda era a melhor política, mas Stálin era um demônio que havia abusado do poder criando e alimentando um condenável culto à personalidade. 1436 delegados do Partido foram convidados a ouvir o discurso e traduções foram enviadas ao bloco soviético como ultrassecretos, pois o discurso e as medidas de desestalinização criaram um terremoto que ameaçava destruir, da noite para o dia, décadas de stalinização. Na Polônia onde a linha dura já havia sido atingida pelas revelações de Swiatlo, a agitação crescia dia a dia.

A Polônia continuou por muito tempo um cadinho de fermentação, desconfianças, opiniões contraditórias. Não é meu intuito deter-me na história desse país. Há muito livro sobre o assunto que merece ser lido por quem deseja atualizar-se. Na verdade, gostaria que o leitor prestasse bastante atenção na "revelação de Swiatlo". É possível uma comparação entre o que ocorria naquela época, com a situação que atravessamos hoje.

Presos políticos, estilo da vida burguesa esquerdista, rede de dedos duros, regime ditatorial, totalitário, culto à personalidade... Como Khruschóv alegou, tratava-se de um demônio. Dá-nos uma tristeza tão grande saber que muitos cidadãos hoje, no Brasil, estão sofrendo, presos há dias e dias, por atos que lhes atribuem, sem saber ao certo se merecem a pena. Por outro lado não posso negar o estilo burguês de muitos mandatários esquerdistas: acomodações luxuosas, menus recheados de bebidas caríssimas, troca de alojamento e até de avião por componentes de primeira linha. Recusar móveis usados, reformar o Palácio, exigir outro avião com mais comodidade e autonomia! É oportuno ressaltar o culto à personalidade! Que ninguém ouse duvidar de qualquer atitude do mandatário: todas as sentenças são justas, todas as medidas postas em prática são necessárias e adequadas, fica proibido o uso de determinadas palavras, jornalistas e radialistas têm de medir o linguajar, alguns servidores podem agredir informantes, se for necessário, até com soco e não importa o sexo, cidadãos que pensam diferente do sistema podem ser intimidados, muitos poderão ser presos por prazo indeterminado por suposição de serem contra o sistema(como nos regimes de campos de concentração), canais de televisão podem ser punidos e até "aconselhados" a dispensar determinados profissionais, fazer uso de helicóptero para voos de 5 minutos, quando um carro não gastaria mais de 15 minutos... tudo para maior comodidade, e por aí vai!

Gostaria de saber se você reconhece alguma semelhança entre as medidas stalinistas e atitudes postas em prática atualmente em nosso país. As promessas de campanha estão sendo cumpridas? Releia mais uma vez algumas medidas soviéticas expostas mais acima no texto e pese-as na balança nacional de malfeitos. A história se repete? Não sei, mas tire suas próprias conclusões.

Dra. Maria da Glória De Rosa
Pedagoga, Jornalista, Advogada
Profª. assistente doutora aposentada da UNESP
Anuncie
anuncie aqui