Além de considerar o material e a indicação das lentes de contato, você também pode escolher a frequência de descarte das lentes.
Algumas lentes gelatinosas são mais finas e desenvolvidas para uso nos períodos de 1, 15, 30 e 60 dias. Enquanto outras, mais grossas e resistentes, são de uso anual.
Para tomar essa decisão é importante levar em conta seu estilo de vida e sua rotina diária. Conheça a diferença entre esses tipos de lentes e contato:
LENTES DIÁRIAS
As lentes de contato de uso diário, são lentes que devem ser usadas apenas por um dia, sendo descartadas após o uso.
Elas são ideais para quem deseja ter a sensação de lentes novas todos os dias. Também são práticas para que tem o costume de praticar esportes, por exemplo.
As lentes de contato diárias oferecem muito conforto durante o uso e mais praticidade, já que não precisam passar pelo processo de higienização.
O tempo de uso de cada uma depende do material e das especificações do fabricante.
LENTES QUINZENAIS, MENSAIS OU BIMESTRAIS"Essas lentes de contato podem ser usadas por 15 (quinzenais), 30 dias (mensais), ou 60 dias (bimestrais) seguidos antes de serem descartadas. Também são muito confortáveis e práticas, mas necessitam de limpeza diária.
Ou seja, você poderá colocá-las pela manhã e no fim do dia, ao removê-las deverá fazer a limpeza das lentes e guardar no estojo.
As lentes de contato mensais e quinzenais costumam ter um bom custo-benefício e são encontradas para corrigir todas as ametropias.
LENTES ANUAIS
As lentes de contato anuais podem ser usadas por um ano até serem descartadas, já que são mais resistentes. São opções com ótimo custo benefício, mas requerem mais cuidados no dia a dia.
Atendem a todos os tipos de ametropia e também oferecem conforto, embora não sejam tão práticas quanto as lentes diárias.
LENTES DE USO PROLONGADO
Eventualmente, o oftalmologista pode recomendar o uso prolongado das lentes, inclusive durante o sono. Nesses casos, é recomendado tirar as lentes pelo menos uma vez por semana para fazer a higiene.
Mas são poucos oftalmologistas que indicam essa rotina, já que o uso das lentes prolongado aumenta a chance de desenvolvimento de infecções.
Dr. Daniel Mattos
CRM 123601
Oftalmologista