Aresposta é simples e direta: Não!
Essa idéia de que a pessoa que operou catarata corre risco de necessitar operar novamente é falsa. A catarata é realizada um única vez.
Vamos entender melhor o tema. Dentro do nosso olho existe uma estrutura chamada CRISTALINO, uma lente natural, que nos ajuda a enxergar. Essa lente é transparente, permitindo a passagem da luz através do olho até a retina, região também conhecida como fundo de olho. Com a idade o cristalino vai perdendo sua transparência, diminuindo a passagem da luz e conseguintemente a capacidade de enxergarmos. Nisso constitui a catarata.
Felizmente, hoje é possível, através de ato cirúrgico, remover o cristalino que ficou opaco (catarata). Implantando uma lente artificial, a lente intra ocular, e essa lente é definitiva.
Em algumas pessoas a cápsula que fica posicionada atrás da lente, e dá sustentação a ela, pode formar uma fibrose , deixando a visão tão embaçada quando antes da catarata ser removida. Nesses casos é necessário um procedimento de remoção dessa fibrose, a famosa "limpeza da lente". Porém, isso não deve ser confundido com a volta da catarata.
Portanto, catarata se opera somente uma vez!
Dr. Daniel Mattos
CRM 123601
Oftalmologista