Além de estar atento aos sintomas oculares e fazer exames regularmente, é importante conhecer alguns hábitos de cuidados com os olhos que devemos adotar no inverno, a fim de proteger a nossa visão.
Preparei cinco dicas fundamentais para te ajudar. Confira!
1- Não compartilhe objetos pessoais
Se você tem o costume de compartilhar objetos pessoais como maquiagem, toalhas ou lenços, saiba que esse hábito pode contribuir para o surgimento de infecções, micoses e terçol. Portanto, é melhor evitar e utilizar esses objetos apenas para uso próprio.
2- Mantenha as roupas de cama limpas
Manter as roupas de cama sempre limpas e trocá-las com frequência é fundamental para evitar problemas oculares. Os travesseiros são grandes transmissores de fungos e bactérias, por isso, é indicado trocar as fronhas e lençóis semanalmente.
Vale reforçar que ao retirar para uso cobertores que estavam guardados há muito tempo, também é importante lavá-los.
3- Lave as mãos
Um ato simples mas que pode fazer uma grande diferença. Você sabia que lavar as mãos diminui as chances de desenvolver uma conjuntivite viral? Devido ao fato de a superfície ocular ficar diretamente exposta a agentes infecciosos, ao higienizar as mãos, o risco de bactérias chegarem até o globo ocular é praticamente mínimo.
4- Utilize óculos de sol
Mesmo em dias nublados, a incidência dos raios solares ainda é forte. Portanto, é importante utilizar óculos de proteção. Uma boa lente protege os seus olhos dos efeitos causados pela luminosidade e radiação.
5- Evite ambientes refrigerados
O ar condicionado pode contribuir para o ressecamento dos olhos, principalmente no frio. Por isso, devem ser evitados. Caso realmente haja necessidade do uso, lembre-se de manter os filtros sempre limpos da maneira correta.
Alguns outros cuidados com os olhos também podem ser adotados neste período de frio. São eles:
Manter tapetes, carpetes e cortinas sempre limpos. Esses itens podem acumular poeira;
Deixar as janelas abertas para que o ar possa circular livremente.
Dr. Daniel Mattos
CRM 123601
Oftalmologista