Nós já falamos sobre a importância das loções hidratantes no tempo seco e nesse momento de pandemia, pois o uso contínuo do álcool gel piora o ressecamento da pele. Mas como o álcool atua contra os vírus?
Primeiramente, veja a figura abaixo. Ela representa a estrutura de um vírus:
in: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/virus-2.htm
Os vírus possuem material genético (DNA ou RNA) protegido por uma parede com gorduras, sendo que estas são importantes para fixação do microorganismo nas nossas células. Os detergentes, sabões, sabonetes e álcool gel dissolvem esse envoltório, causando a morte viral. Lembrando que o álcool deve sempre complementar a lavagem das mãos.
Existem outros produtos que funcionam da mesma maneira, como os desinfetantes de uso doméstico. Há, ainda, o hipoclorito de sódio (popularmente conhecido como água sanitária) e o vinagre, porém, nesses casos, o objeto deve ficar de molho por 40 minutos. O uso de tais produtos é indicado para desinfecção de alimentos e objetos e, devido à sua toxicidade, não devemos utilizá-los para lavar as mãos.
Também não devemos nos esquecer de tirar a roupa de serviço assim que voltarmos do trabalho, independente da sua profissão. Aproveite e coloque as suas vestimentas de molho em água com sabão ou hipoclorito de sódio (se o tipo de tecido permitir). Deixem os sapatos do lado de fora e lavem a sola com detergentes ou produtos apropriados. Tomem banho após voltarem de locais com aglomerações de pessoas, como supermercados, lojas e igrejas. E sempre utilizem máscaras.
Além de tudo que foi exposto acima, não deixem de fazer as etiquetas respiratórias (cobrindo a boca e nariz para tossir e espirrar) e sempre lavar as mãos (principalmente ao chegar em casa).
Com todos esses cuidados simples, vamos conseguir evitar não apenas os vírus mas, também, todos os germes causadores de doenças. Fica a dica!!
Dr Eli Roberto Garcia Filho
CRM-SP 104.828.
Alergologista pediatra,
RQE 66080/660801