AFASIA

Por Jornal Cidade de Agudos em 22/04/2022 às 22:34:29

"Recentemente, o ator Bruce Willis declarou sua aposentadoria. O motivo? Seu diagnóstico de afasia. De acordo com a família do ator, a condição estaria impactando suas habilidades cognitivas. Mas o que é afasia?"

A afasia é uma alteração da linguagem que afeta produção e/ou compreensão da linguagem, essa perda da capacidade de se comunicar é decorrente da alguma lesão no cérebro (acidente vascular cerebral AVC, traumatismo craniano, encefalite) nesses casos, a afasia não se agrava. Porém às vezes resulta de um distúrbio progressivo (tumor cerebral, demência) nesses casos a afasia piora progressivamente.

A afasia é mais frequente em adultos e idosos, mas pode ocorrer em qualquer pessoa que já tenha adquirido a habilidade de falar e que seja acometido por qualquer transtorno que cause lesão nas áreas cerebrais responsáveis pela fala.

Existem diferentes tipos de afasia, nas afasias a leitura e escrita geralmente também podem ficar comprometidas, no qual o paciente pode perder ou ter prejudicado a habilidade de escrever (agrafia) e ler (alexia).

A avaliação fonoaudiológica irá identificar as dificuldades e as potencialidades para a reabilitação da linguagem do paciente com afasia. Existem testes específicos para diagnóstico e classificação dos tipos de afasia.

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para avaliar e tratar as afasias, fornecendo assim os estímulos adequados à pessoa afásica, promovendo sua reabilitação. Existem estudos que demonstram que quanto antes inicia-se o tratamento nos casos de afasia, melhor a plasticidade neuronal e as chances de melhora, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e sua família.

Como as afasias são decorrentes de lesões cerebrais, geralmente o paciente apresenta alguma dificuldade de locomoção, nestes casos o tratamento domiciliar é fundamental, evitando assim que pessoa se canse durante as locomoções ao consultório, garantindo melhor desempenho durante as sessões de terapia; além de realizar no ambiente familiar, adequando da melhor maneira possível as necessidades comunicativas do paciente e da sua família, otimizando os resultados da fonoterapia.

AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.

Fernanda Freitas Monteiro

Fonoaudióloga

CRFa 2-11.539

Anuncie
anuncie aqui