Nossa sociedade diz que para se ter uma higiene saudável é necessário limpar os ouvidos com frequência, mas a verdade é que toda cera produzida nos canais tem auditivos tem como função lubrificar e proteger, eliminando do sistema auditivo detritos e bactérias.
Não é necessário limpar os ouvidos diariamente. Caso não esteja com nenhum tipo de problema de audição, a limpeza frequente torna-se dispensável, pois provocará apenas ressecamente e coceira nos canais auditivos.
Além disto, a movimentação de cabeça e o ato de mastigar faz com que a cera e os detritos se movimentem naturalmente para o ouvido externo, onde irão endurecer e por fim se desprenderão, caindo para fora do ouvido.
Esse processo é lento, porém é eficaz, fazendo com que boa parte do ouvido possa ser lubrificado e limpo naturalmente.
Em algumas pessoas, a produção de cerume pode se intensificar, formando um excesso de cera que prejudica a audição e podendo causar dores ou desconforto.
Mas essa não é uma condição comum. Por isso, em casos de dor de ouvido, sensação de entupimento ou perda auditiva, é fundamental procurar o médico otorrinolaringologista para avaliação, ele irá verificar a necessidade ou não de remover a cera do local.
COMO LIMPAR OS OUVIDOS SEM COLOCAR A AUDIÇÃO EM RISCO?
A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).
Caso você perceba alguma disfunção na audição que possa ser causada por cera, procure orientação de um médico. Somente o médico é capaz de avaliar se há excesso de cera e realizar a remoção com segurança.
COMO NÃO LIMPAR OS OUVIDOS?
Não utilizar objetos pontiagudos e que podem deixar resíduos dentro do canal auditivo, como cotonetes.
Não se deve, em hipótese alguma, utilizar objetos para coçar os ouvidos nem pingar substâncias como água oxigenada, cera de vela, azeite dentro do canal auditivo.
POR QUE NÃO DEVO USAR COTONETES PARA LIMPAR OS OUVIDOS?
Os cotonetes quando são passados dentro do canal auditivo, removem a proteção natural do ouvido, deixando o órgão mais suscetível a contaminações por agentes patogênicos.
Ao inserir o cotonete você estará empurrando a cera mais para o fundo, interferindo no processo natural de saída, podendo ferir o tímpano ou ainda deixando pequenos pedaços de algodão dentro do canal auditivo.
Alguns desses problemas poderão resultar em infecções e coceiras.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.