Muitas pessoas não conhecem ou não entendem a atuação do fonoaudiólogo na velhice. Entretanto, a fonoaudiologia é imprescindível na promoção da saúde do idoso, seja prevenindo o risco de broncoaspirar ou selecionando as próteses auditivas ideais de acordo com a perda auditiva, tão comum entre os idosos.
Durante o processo de envelhecimento, sofremos mudanças em nosso corpo.
Essas mudanças interferem diretamente no bem-estar e na relação com outras pessoas, já que afetam a fala e a audição.
São problemas conhecidos como distúrbios fonoaudiológicos, que dificultam a comunicação do idoso com as outras pessoas. Isso ocorre porque, em alguns casos, o idoso não escuta tão bem, ou não consegue ser ouvido; gerando um quadro de isolamento, cenário que abre caminhos para o desenvolvimento de distúrbios psicológicos como a depressão na terceira idade.
Para resolver esses e outros problemas de comunicação decorrentes do processo de envelhecimento, se faz necessário a ajuda do fonoaudiólogo.
O fonoaudiólogo que irá garantir que pessoas com idade igual ou superior a 60 anos não enfrentam essas transformações sozinhos, através da reabilitação dos distúrbios da fala e da audição, buscando o equilíbrio das funções consideradas vitais para o ser humano.
Principais queixas que são tratadas pela fonoaudiologia:
1. Presbiacusia (perda da audição);
2. Presbifagia e Disfagia (dificuldade para engolir);
3. Presbifonia (envelhecimento da voz);
4. Complicações da motricidade orofacial.
A Fonoaudiologia para Idoso é imprescindível, por meio dela é possível detectar e prevenir diversos distúrbios, como a perda da audição e deficiências na comunicação.
Nesse sentido, é muito importante buscar ajuda profissional aos primeiros sintomas para garantir um envelhecimento saudável, com uma melhor qualidade de vida.