Teste da Orelhinha, o que é?
O "teste da orelhinha" ou Triagem Auditiva Neonatal Universal (TAN ou TANU) é um exame muito importante que têm como objetivo detectar se o recém-nascido tem problemas ou não de audição, este exame faz parte do protocolo de triagens essenciais e obrigatórias para todos os recém-nascidos.
É obrigatória no Brasil desde 2010, a fim de iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente evitando desta forma, alterações decorrentes de perdas auditivas, possibilitando assim, um melhor desenvolvimento das habilidades lingüísticas (ouvir, falar, ler e escrever).
A recomendação é que o exame seja realizado em até 30 dias de vida, preferencialmente entre os sete primeiros dias de vida, porém, caso o recém-nascido já tenha mais de 30 dias, o exame deve ser realizado o mais rápido possível.
Realização do exame
O teste da orelhinha é rápido, indolor e não tem contra indicação, em geral é realizado com o bebê dormindo, mamando ou em repouso, não é necessário furar a orelha, o exame é realizado nas duas orelhas e dura em média dez minutos.
O exame deve ser realizado por profissional habilitado e capacitado, com equipamentos devidamente adequados para a realização do mesmo.
O Fonoaudiólogo tem papel fundamental durante todas as fases do processo de detecção, diagnóstico audiológico e intervenção precoce nas alterações auditivas.
O que é o Teste da Linguinha?
O "teste da linguinha" é realizado através do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, aplicado em todas as maternidades do Brasil, como assegura a legislação, possibilita diagnosticar e tratar precocemente as limitações dos movimentos da língua, que podem comprometer funções como sugar, engolir, mastigar e falar.
A realização do protocolo é rápida, porém de maneira minuciosa avalia toda a anatomia e a funcionalidade dos órgãos envolvidos na sucção, deglutição, mastigação e fala; o Fonoaudiólogo avalia também as estruturas de bochechas, lábios e palato (céu da boca), com a finalidade de identificar e tratar precocemente qualquer alteração que possa influenciar o bom desenvolvimento oral do recém-nascido.
O exame deve ser realizado o mais cedo possível, preferencialmente no primeiro mês de vida, para evitar possíveis alterações referentes às estruturas avaliadas.
Realização do Teste
O exame deve ser realizado o mais cedo possível para evitar os problemas relatados, por profissional qualificado e habilitado, de preferência no primeiro mês de vida.
É um exame rápido e sem contra indicações, essencial para a qualidade de vida do bebê, sua realização precoce fornece possibilidades de realizar intervenções e tratamentos precoces quando necessário.
Fernanda Freitas Monteiro
Fonoaudióloga
CRFa 2-11.539