O início do ano é um momento ideal para cuidar da saúde e realizar exames preventivos. Após as festas, muitas pessoas buscam reavaliar seus hábitos e estabelecer metas para o futuro, e o check-up médico é uma excelente maneira de começar esse processo. Segundo Brisa Kurebayashi, médica intensivista da Hapvida NotreDame Intermédica, a detecção precoce de doenças, muitas vezes assintomáticas, possibilita tratamentos mais eficazes, aumentando as chances de sucesso e promovendo uma vida longa e saudável. A prevenção, portanto, é um investimento no bem-estar a longo prazo.
Todas as pessoas adultas devem realizar exames de rotina, mas a frequência e o tipo de avaliação variam de acordo com a idade, o histórico familiar e a presença de condições crônicas, explica a médica. Adultos saudáveis devem, em geral, passar por um check-up anual com a realização de exames bioquímicos para investigação metabólica de doenças cardiovasculares, que são as principais causas de morte no mundo, recomenda ela. "Alterações nos níveis de colesterol, glicose ou pressão arterial, por exemplo, podem ser tratadas antes que evoluam para problemas graves como infarto ou AVC", afirma. Além disso, consultas preventivas são uma oportunidade para discutir hábitos de vida com o médico e receber orientações sobre alimentação, prática de exercícios e controle do estresse.
Já pessoas com queixas persistentes ou fatores de risco específicos podem precisar de investigações mais detalhadas, orienta Brisa Kurebayashi. Mulheres entre 25 e 65 anos, por exemplo, devem realizar o exame Papanicolau para prevenção do câncer de colo de útero, enquanto homens acima de 45 anos são orientados a fazer o PSA para rastrear alterações na próstata (confira abaixo lista completa dos exames recomendados). Os benefícios de priorizar exames preventivos em vez de esperar por sintomas vão além da detecção de doenças, lembra a médica. "Exames de rotina permitem identificar fatores de risco e adotar estratégias personalizadas para reduzir a probabilidade de complicações futuras", frisa.
A longo prazo, o impacto desse hábito na qualidade de vida é inegável. Mais do que prevenir doenças, exames regulares ajudam a construir um panorama completo da saúde, oferecendo ao paciente a chance de modificar fatores de risco controláveis, como sedentarismo e tabagismo, ressalta Brisa Kurebayashi. "Já os fatores genéticos, mesmo não modificáveis, podem ser monitorados de forma estratégica, com exames personalizados", acrescenta. O resultado é uma rotina mais equilibrada, maior tranquilidade e a sensação de estar cuidando do que realmente importa: a própria saúde.
Exames preventivos essenciais
Mulheres (25-65 anos)
Exame Papanicolau:
Realizar anualmente.
Após 2 exames normais consecutivos, a frequência passa a ser a cada 3 anos.
Exceção: Mulheres com lesão no colo do útero devem continuar o exame após os 65 anos.
Mulheres (50-69 anos)
Mamografia:
Realizar mesmo sem sintomas.
Histórico familiar de câncer de mama? Pode ser necessário iniciar o rastreamento mais cedo. Consulte seu médico!
Adultos (a partir de 45 anos)
Colonoscopia:
Ideal para pacientes assintomáticos.
Histórico familiar de câncer colorretal? Rastreamento individualizado, sob orientação médica.
Homens (a partir de 45 anos)
PSA (Próstata):
Realizar para rastreamento de hiperplasia e câncer.
Casos específicos: O início do rastreamento pode ser a partir dos 35 anos.
Histórico familiar? Começar 10 anos antes do caso mais precoce na família.
Pessoas sexualmente ativos (qualquer idade)
Sorologias para ISTs:
Sífilis, Hepatite B e C, e HIV.
Dica de Ouro: A prevenção salva vidas. Consulte regularmente seu médico!
Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica
Com 79 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a Hapvida NotreDame Intermédica é hoje a maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. A companhia, que possui mais de 69 mil colaboradores, atende quase 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, tem à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país.
Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 86 hospitais, 77 prontos atendimentos, 341 clínicas médicas e 291 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.