Morre Cacá Diegues: Cinema Brasileiro de Luto

Um legado de talento e paixão pelo Brasil

Por Jornal Cidade de Agudos em 16/02/2025 às 08:07:23

O cineasta Cacá Diegues faleceu em 14 de fevereiro de 2025, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, devido a complicações pós-cirúrgicas.

Seu velório, realizado na Academia Brasileira de Letras em 15 de fevereiro, reuniu familiares, amigos e grandes nomes da cultura brasileira. Cacá Diegues será cremado no Cemitério do Caju.

O impacto de sua perda foi sentido por muitos, como destacado por Gilberto Gil, que ressaltou o talento, compromisso e interpretação presentes na obra de Cacá Diegues:

"Um homem doce, tranquilo, isso também pesa em tempos de hoje, isso é um valor extraordinário. É uma pessoa que deixa muita saudade. Fiz vários trabalhos com ele. Eu estava acabando agora o último filme dele, acabando de fazer a trilha sonora do Deus é Brasileiro número 2. Ele não conseguiu terminar e espero que alguém termine. A música ficou pronta. Tivemos muitas colaborações." concluiu Gilberto Gil.

Sua filha, Isabel Diegues, destacou a imersão do pai no universo da cultura brasileira e sua luta por uma cultura original e alegre:

"Ele fez da vida dele uma grande imersão nesse universo e ao mesmo tempo tanto de descobertas para ele mesmo quanto de desvendar no sentido de lançar luz sobre aspectos da cultura brasileira que tantas vezes a gente, enquanto sociedade, não queria ver", disse Isabel Diegues.

Isabel Diegues também enfatizou a importância de seu pai para o cinema e a cultura brasileira: "Ele fincou pé em promover, pensar, inventar uma cultura para o Brasil, uma cultura original, misturada, da alegria. Ele dizia "não adianta democracia sem oportunidade". Além de um grande artista, ele é um grande pensador do Brasil, da cultura brasileira. Ele filmou, escreveu e editou até o último dia da sua vida. Temos um filme dele para lançar."

Diversas personalidades prestaram suas homenagens, incluindo Carla Camurati, Cláudia Abreu, e Mariana Ximenes, todas destacando a grandeza de sua obra e a importância de Cacá Diegues para o cinema nacional.

Cacá Diegues deixa esposa, dois filhos (Flora Diegues faleceu em 2019) e quatro netos.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

anuncie aqui