Óculos de luz azul: é verdade que eles realmente funcionam? Parte 2

Por Jornal Cidade de Agudos em 18/06/2022 às 14:27:27

Vamos continuar hoje nosso tema. Confira:

Como falamos antes, a luz azul não é completamente filtrada pelos olhos naturalmente e atingem diretamente a retina. Nesse sentido, os óculos de luz azul, ou seja, com lentes que contenham filtro de luz azul, podem sim ser uma grande mão na roda.

"Um filtro azul pode dar mais nitidez à visão de algumas pessoas: os diversos comprimentos de luz visível são refratados pela córnea e pelo cristalino de maneiras ligeiramente diferentes, de modo que nem todos eles atingem o mesmo ponto focal na retina.

Algumas pessoas conhecem esse tipo de fenômeno – por exemplo, o fato de que é mais fácil ver bem o vermelho a certa distância e o azul de perto ou a maneira pela qual concentrar o foco em infográficos com linhas vermelhas, verdes e azuis cansa mais do que em linhas sombreadas com a mesma cor ou cores similares." Fonte: Zeiss

Então,a eficácia dos óculos de luz azul depende da necessidade de cada paciente. Ou seja, é preciso avaliação clínica. De acordo com ele, os óculos de luz azul são indicados para pessoas que possuem algum tipo de erro refracional, como a miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia.

Tudo depende das queixas e da avaliação com um médico oftalmologista. De forma geral, a resposta é sim. Os óculos de luz azul funcionam, mas não para todo mundo.

É importante se atentar às possíveis melhorias que os óculos de luz azul podem oferecer, como: melhorar o sono, reduzir a fadiga ocular ao usar telas e prevenção de doenças oculares. Porém, é importante reforçar que seu uso deve ser feito apenas com recomendação médica.

Dr. Daniel Mattos

CRM 123601

Oftalmologista

Anuncie
anuncie aqui