O tabagismo é responsável pelo desencadeamento de diversas alterações de saúde, entre elas o câncer de boca e laringe, infelizmente alguns pacientes costumam procurar atendimento médico quando o tumor encontra-se bastante avançado, é de fundamental importância procurar ajuda médica, para que seja feito diagnóstico o quanto antes e para que se tenha maior sucesso no tratamento.
Lembramos que não somente os fumantes ativos, mas também as pessoas a sua volta (fumantes passivos), estão sendo diretamente afetadas pelas inúmeras substâncias presentes na fumaça do cigarro.
O tabaco (cigarro, cachimbo, charuto, narguilé ou cachimbo d´água e fumo mascado) é a principal causa de câncer de boca e laringe, porém a chance de surgir um câncer em pessoas que fumam e ingerem bebidas alcoólicas é ainda maior.
É muito importante orientar, os jovens que fumam ou aqueles que fumam e também ingerem bebidas alcoólicas, quanto ao risco aumentado de desenvolver o câncer de boca e laringe (e também em outros locais do corpo), incentivando-os a abandonar estes hábitos tão perigosos para a saúde.
Principais Sintomas:
* Dificuldade para mastigar ou engolir;
* Dificuldade para mover a língua;
* Ferida que não cicatriza;
* Dor que não passa;
* Área avermelhada ou esbranquiçada;
* Irritação ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada na garganta;
* Perda de peso;
* Mau hálito que não passa;
* Dormência;
* Mudanças na voz;
* Nódulos ou ínguas duras aumentadas no pescoço.
É muito importante procurar atendimento médico se algum dos sintomas citados persistir por mais de 02 semanas.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.
Fernanda Freitas Monteiro
Fonoaudióloga
CRFa 2-11.539