Uma pesquisa divulgada na segunda-feira, 4, apontou que 43% dos brasileiros consideram a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) como ruim ou péssima. O levantamento é do PoderData, realizado entre 28 e 30 de março.
Esta é a pior avaliação sobre a atuação do STF em um ano, com o percentual negativo (ruim/péssimo) subindo 5 pontos em três meses.
Outras 20% responderam que a atuação da Corte é "ótima" ou "boa". Por fim, 31% opinaram ver o Supremo como "regular".
A avaliação negativa acontece em um momento de tensão na relação do STF com outros poderes, principalmente em razão do caso do deputado Daniel Silveira. Na última semana, o parlamentar teve que submeter ao monitoramento por tornozeleira eletrônica, em decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator no Supremo do inquérito das fake news, que investiga o político.
Também na última semana, o presidente da República Jair Bolsonaro provocou a Corte ao afirmar, em menção a Moraes: "Cala a boca, bota tua toga e não enche o saco".
Um grupo de mais de mil advogados publicou na última semana um manifesto em apoio ao deputado Daniel Silveira e ao seu advogado, Paulo Faria. No documento, os signatários criticam decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, contra o deputado.
Silveira colocou a tornozeleira eletrônica, depois de Moraes impor uma multa diária de R$ 15 mil ao congressista, além de determinar o bloqueio de bens do parlamentar, em caso de descumprimento de medidas cautelares anteriormente estabelecidas a pedido da Procuradoria-Geral da República.
Fonte: Revista Oeste