A cerimônia do Emmy 2022 aconteceu na última segunda-feira, 12, nos Estados Unidos, e “Succession”, série da HBO Max, desbancou os sucessos “Euphoria”, “Round 6” e “Stranger Things” e levou para casa o prêmio de Melhor Série de Drama. O prêmio, no entanto, já era esperado visto que a série foi a produção com mais indicações este ano, sendo 25 no total. Ao todo, “Succession” conquistou três estatuetas, incluindo os prêmios de Melhor Ator Coadjuvante para Matthew Macfadyen e Melhor Roteiro em Série de Drama. Outros destaques da noite foram as premiações de “Ted Lasso”, da Apple TV+, que venceu a categoria Melhor Série de Comédia, e “The White Lotus”, também da HBO Max, que conquistou o prêmio de Melhor Minissérie. A produção também levou para casa as estatuetas de melhor atriz e ator coadjuvantes, além de Melhor Roteiro e Melhor Direção em Minissérie, esses dois últimos entregues a Mike White, que escreveu e dirigiu todos os episódios. Primeira série em língua não-inglesa a concorrer em um Emmy, “Round 6”, disponível na Netflix, saiu da premiação com duas estatuetas: Melhor Direção e Melhor Ator em Série de Drama para Lee Jung-jae.
Outro destaque do Emmy 2022 foi a premiação de Zendaya, que levou para casa o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação como Rue, na série “Euphoria”. “O meu maior desejo para ‘Euphoria’ é que ela possa ajudar as pessoas”, declarou a artista, em seu discurso. A premiação também deu holofotes a série “Abbot Elementary”, sitcom em formato de falso documentário sobre uma escola pública com poucos recursos e majoritariamente frequentada por pessoas negras. Disponível na plataforma de streaming Star+, a produção conquistou os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia para Sheryl Lee Ralph. Na categoria Melhor Programa de Competição, “Lizzo’s Watch Out for the Big Grrrls”, em que a cantora Lizzo busca uma nova dançarina para sua equipe, desbancou o reality “RuPaul’s Drag Race”.
Como todo ano, a premiação entregou o Governors Award, prêmio especial em homenagem a um artista que tenha um papel importante para a indústria. A homenageada deste ano foi a atriz Geena Davis, por conta de seu trabalho no Instituto Geena Davis, que tem a intenção de promover a presença de mulheres em programas de televisão. A organização tem como lema: “Se ela pode ver, ela pode ser”. Também tradição, a homenagem a artistas e trabalhadores da indústria mortos foi feita por John Legend. Entre os homenageados estavam o ator Sidney Poitier e as atrizes Betty White e Anne Heche.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
Fonte: Jovem Pan