O presidente da Câmara Municipal de Agudos, Marcos Dias está sendo acusado de agredir um empresário dentro da sede do Legislativo agudense.
O fato ocorreu no dia13 /09 por volta das 15h00 quando o empresário Marcelo Balestra foi até a Câmara Municipal para uma audiência marcada com o vereador Juninho Artioli. Segundo informações, o empresário aguardava na frente da Câmara o horário da reunião quando o presidente chegou e começou a agredi-lo verbalmente referindo-se a fatos ocorridos anteriormente, fazendo acusações contra o empresário.
Logo após Marcelo entrar na Câmara, o presidente teria agredido o empresário com um soco. O empresário em auto defesa teria reagido ao ataque.
No dia 21/09 o empresário agredido, Marcelo Balestra protocolou um pedido de abertura de CP, Comissão Processante por falta de decoro parlamentar. Segundo informações o pedido deverá ser colocado em votação na próxima sessão da Câmara, segunda-feira dia 26/09.
A votação para a abertura ou não da comissão processante tem que ter a maioria simples dos votos que irá decidir se está configurada a quebra de decoro parlamentar ou não.
Uma vez que a maioria dos vereadores entenderem que o presidente quebrou o decoro parlamentar agredindo um cidadão dentro das dependências do legislativo por questões pessoais, o processo será instaurado.
A redação do Jornal Cidade de Agudos procurou a assessoria do presidente que informou que o mesmo não iria se manifestar no momento.
O que é quebra de decoro parlamentar?
Abuso de poder; Recebimento de vantagens indevidas; Prática de ato irregular grave quando no desempenho de suas funções; Revelação do conteúdo de debates considerados secretos pela assembleia legislativa; entre outros.