Programa de recuperação ambiental na bacia do Rio Lençóis

Por Jornal Cidade de Agudos em 25/12/2022 às 09:45:02

Desde 2004 o Instituo Nossa Terra de Lençóis Paulista, organização não governamental, vem atuando em projetos voltados ao meio ambiente em Lençóis Paulista e região, exemplo, o plantio efetuado na nascente do Rio Lençóis situado na Chácara Primavera em 2007, Chamado "Nascente Viva" que foi o início das atividades para recuperação da mata ciliar das nascentes do rio em Agudos. Depois vieram outras ações efetuadas por outros órgãos para o mesmo fim como, por exemplo, o plantio efetuado pela Sabesp na mesma região e na mesma época e também a demarcação e recuperação de APPs, (Áreas de Preservação Permanentes), efetuadas pelas empresas canavieiras e florestais.

Hoje o instituto Nossa Terra está numa nova fase fazendo parte de um grupo de Instituições públicas e privadas para, em parceria, executar o Programa de Recuperação Ambiental da Bacia do Rio Lençóis do CBH-RL, (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis) e no dia 10 de dezembro de 2022 o Instituto Nossa Terra, o Instituto Pró-Terra de Jaú, a prefeitura municipal de Agudos, a prefeitura municipal de Borebi com apoio do SAAE de Lençóis Paulista, CPFL Renováveis e Viveiro Angicos, promoveram o primeiro plantio de nativas do bioma regional, em áreas degradadas, que começou pela região das nascentes do rio Lençóis, em Agudos, na fazenda São Benedito, com o Projeto Nascente Viva II - Pastor Nelson Bertho.

O programa de recuperação ambiental está previsto no plano de bacia do rio Lençóis, desenvolvido pelo CBH-RL com os objetivos de promover segurança ambiental para o controle de cheias, estiagem e perenidade do rio visando fornecimento de água para toda a população que vive na bacia. Este projeto será executado com o plantio de mudas nativas nas áreas degradadas. Além do município de Agudos, os municípios de Borebi e Lençóis Paulista estão inseridos nesta primeira etapa de recuperação.

A bacia do Rio Lençóis tem sua mata ciliar, em grande parte preservada ou recuperada, especialmente em grandes propriedades na área agrícola no cultivo de cana e na área florestal. A maioria dos problemas estão, em parte, nas áreas de pastagens e ou pequenas propriedades, que é onde estamos atuando, contatando os proprietários e em caso de concordância, fornecemos os recursos materiais necessários e a mão de obra para execução das atividades de implantação e manutenção nas áreas degradadas. Os recursos materiais e a mão-de-obra necessária advêm das instituições públicas e privadas que são parceiros e apoiadores destes projetos.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

anuncie aqui