Tomaram posse na última quarta feira os eleitos na eleição de outubro passado, parlamentares do Congresso Nacional Brasileiro. Foram 27 Senadores (referentes a um terço de integrantes do Senado Federal) para um mandato de oito anos e 513 Deputados Federais, para um mandato de quatro anos. No mesmo dia foram realizadas as eleições para Presidência daquelas casas de lei. Para o Senado como era previsto foi reeleito para um mandato de dois anos o Senador Rodrigo Pacheco, que é de Minas Gerais, que teve o apoio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa ampla coalizão partidária, derrotando o candidato Rogério Marinho, do Rio Grande do Norte. A oposição no Senado Ficou maior com eleição de 14 senadores novos aliados do ex-Presidente Bolsonaro, entre eles o Astronauta Marcos Pontes-SP, o ex Vice-Presidente, Hamilton Mourão-RGS, outros ex-ministros como Teresa Cristina-MS, Rogério Marinho-RGN , Sérgio Mouro-PR o ex-jogador Romário-RJ e Magno Malta-ES, que retorna depois de 4 anos sem cargo. Na situação entre outros mais conhecidos tomaram posse Osmar Aziz-AM e Renan Filho-AL, filho do também Senador Renan Calheiros e Flávio Dino-MA, que assumiu o Ministério da Justiça, ele que era governador. Entre os Senadores que perderam seus mandatos estão Alvaro Dias, longevo do Paraná e José Serra, ex-governador de São Paulo e que tentou ser deputado federal e foi derrotado e ainda Fernando Collor de Mello, ex-Presidente e que concorreu ao governo de Alagoas e perdeu. Também ficaram fora Katia Abreu, que perdeu para a professora Dorinha, no Estado de Tocantins, Simone Tebet que se candidatou a presidência e agora virou Ministra do Planejamento.
Já na Câmara Federal após a posse os 513 novos integrantes, reelegeram o Deputado Arthur Lira-AL, como Presidente, também para um mandato de dois anos. Entre os mais conhecidos destaque para a Roseane Sarney-MA, que já foi governadora e senadora e filha do ex-Presidente Sarney. Aécio Neves, reeleito por Minas e ele que foi governador e tentou ser presidente, além do jovem Nikolas Ferreira, o mais votado do país com 1.492.047 votos. Já pelo Paraná entre outros assumiram Deltan Dallagnol, conhecido Procurador da operação "lava jato", Gleice Hofmann, reeleita e presidente do PT e Zeca Dirceu, também reeleito, filho do ex-ministro José Dirceu. Já no Rio de Janeiro destaque para o General Pazzuelo, ex-Ministro da Saúde e ainda para Marcelo Crivela-ex-Prefeito e a eterna Benedita da Silva do PT. No Rio Grande do Sul as reeleições do ex-Ministro Osmar Terra e Danrlei, ex-jogador de futebol. Por São Paulo, destaque para a reeleição de Luiza Erundina, a deputada mais idosa do país. Guilherme Boulos do PSOL, o mais votado entre os paulistas com mais de uma milhão de votos. Eduardo Bolsonaro, filho do ex-Presidente, de Rosângela Moro, mulher de Sérgio Moro, de Marina Silva, que é Ministra do Meio Ambiente, do cantor Tiririca, o menos votado ele que já foi campeão de votos, do apresentador Celso Russomano, de Carla Zambelli e dos deputados ligados a nossa região como Baleia Rossi, o mais votado em Agudos e que mais emendas liberou para nossa cidade, Capitão Augusto e que já anunciou que será candidato a Prefeito de Bauru, o reeleito Arnaldo Jardim, ex-Secretario da Agricultura. Registramos ainda que Rodrigo Agostinho não foi reeleito, porém assume a Presidência do IBAMA. Entre as ausências mais percebidas foi a de Rodrigo Maia, detentor de cinco mandatos na câmara federal, e que não foi candidato. Também uma das surpresas foi a não reeleição da Deputada Joice Hasselmann, que de mais de 900 mil votos caiu para pouco mais de 13 mil, depois que deixou o grupo bolsonarista e que agora acaba de ser expulsa do PSDB.
Esses foram alguns aspectos políticos que marcaram a semana histórica do parlamento brasileiro.
A expectativa é de que os que tomaram posse dediquem seu trabalho com afinco na solução das grandes causas do nosso país para melhores condições de vida do nosso povo.
SAMUEL FERRO - Médico e Vereador