Manter as finanças sob controle não é tarefa fácil. O nível médio de endividamento das famílias brasileiras em 2021 foi o maior em 11 anos, segundo Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento aponta ainda que o último ano apresentou recorde do total de endividados, com média de 70,9% das famílias com dívidas atrasadas.
Uma das maneiras de evitar essa situação é gerenciar as contas com sabedoria. Mas como fazer isso com um orçamento com tantas variáveis? A resposta é simples, mas difícil de colocar em prática: basta controlar melhor os gastos. Poupar é um dos caminhos para quem quer construir a independência financeira. Assim, é importante saber economizar.
Pensando nisso, o Pagou Fácil, por meio da Paschoalotto, lançou a EduFin, a Universidade de Educação Financeira, que vai oferecer aulas de finanças pessoais, gratuitamente, aos colaboradores internos da empresa. O conteúdo programático é composto pelos seguintes temas: Crédito Consignado: o cuidado para não atrapalhar o futuro, Cartão de Crédito: amigo ou inimigo?, Orçamento Doméstico: vale a pena?, Planejamento Financeiro: o cuidado com as pequenas despesas.
A proposta de levar a educação financeira para dentro da empresa surgiu no ano passado após uma pesquisa com os colaboradores internos. "Descobrirmos o perfil e o cenário de crédito que os nossos colaboradores se encontram. Uma boa porcentagem relatou sentimentos como preocupação, medo, desespero e fracasso com sua situação financeira", explica a Head de Marketing da Paschoalotto, Nayara Anzolin.
Para levar conhecimento aos participantes, a EduFin vai utilizar diversos meios de comunicação com os colaboradores, como e-mail, WhatsApp, cartazes informativos nos quadros de avisos da empresa para alertar os participantes sobre como cuidar melhor das finanças, além de ações de engajamento, palestras presenciais e sorteios de consultoria financeira.
As aulas serão disponibilizadas por meio de uma plataforma digital e os alunos terão acesso vitalício ao curso, com aulas gravadas que poderão ser assistidas onde e quando quiser, além de acompanhamento com especialistas, materiais complementares como E-books, planilhas e artigos, além de certificado digital ao final do curso.
O projeto Educação Financeira do Pagou Fácil surgiu em agosto de 2022 nas escolas públicas de Marília (SP), ocasião em que foram conscientizados mais de 70 alunos com idades de 13 e 14 anos sobre a importância do planejamento financeiro.