No primeiro trimestre deste ano os brasileiros pagaram um volume menor de dívidas, porém quitaram valores mais altos, é o que aponta o levantamento realizado pela Paschoalotto – empresa líder no segmento de recuperação de crédito.
De acordo com a pesquisa, o valor médio recebido de dívidas no país subiu 22,9% durante os três primeiros meses de 2023. Em janeiro o ticket médio foi de 472,46, em fevereiro 455,34 e em março 570,37. No total, a média nacional do recebimento de contas atrasadas neste primeiro trimestre foi de R$ 496,15.
Diego Mosquim, Diretor de Planejamento da Paschoalotto, é quem coordenou a pesquisa e analisa que o maior desafio para o consumidor hoje em dia é pagar todas as suas dívidas num cenário de juros altos, que acaba dificultando a renegociação e o pagamento de dívidas atrasadas.
"Atualmente temos cerca de 70 milhões de inadimplentes no Brasil. Podemos afirmar que esse é um recorde de endividamento no Brasil. Alguns fatores contribuíram para esse cenário: a alta da inflação; o uso crescente do cartão de crédito, através da oferta de novos produtos e serviços por bancos e fintechs; e a maior demanda por serviços, como viagens e compra de passagens aéreas, geralmente também pagos no cartão", sinaliza Mosquim.
Perfil da dívida
Entre as maiores altas que gerou a elevação do ticket médio geral, destacam-se os segmentos de cartão de crédito (22,2%), fintechs (5,3%), veículos leves (4,0%) e consórcio (3,3%).
Sobre a Paschoalotto
Em atividade desde 1998, a Paschoalotto conquistou ao longo de sua trajetória de 24 anos no mercado excelente reputação em serviços de recuperação de crédito, atendimento ao cliente, relacionamento, tecnologia, dados e inovação, além de ser uma forte parceira na terceirização de processos de negócio para empresas de todo o país.
Com unidades nas cidades de Ribeirão Preto, Marília, Bauru e Agudos, a empresa emprega mais de 17 mil colaboradores e foi eleita por cinco vezes entre as 150 Melhores empresas para se trabalhar" e três vezes entre "as 40 melhores para se iniciar a carreira" no Brasil.
A Paschoalotto oferece o melhor da interação humana, potencializada por uma suíte completa de soluções digitais. Uma dessas soluções é o Pagou Fácil, plataforma pensada para ajudar as empresas e clientes a manterem suas contas em dia.
Como forma de simplificar a gestão de cobranças pelas empresas, a plataforma descomplica a negociação com os consumidores e facilita o acompanhamento dos recebimentos.
Já para os consumidores, o Pagou Fácil permite a organização do pagamento de suas dívidas, sendo possível verificar todas as opções de negociações com as empresas parceiras.
Saiba mais
Site: www.paschoalotto.com.br e www.pagoufacil.com.br
Facebook: www.facebook.com/paschoalotto.oficial e www.facebook.com/pagoufacil
Instagram: @paschoalotto.oficial, @pagoufacil