Saúde confirma caso de meningite viral, mas descarta surto

Informações circularam pelas redes sociais e assustaram pais de alunos; prefeitura esclarece que há um caso confirmado e que paciente de 3ª anos está estável

Por Jornal Cidade de Agudos em 28/10/2023 às 08:08:44

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos informou na noite da última quinta-feira (26/10), que o município confirmou um caso positivo de meningite viral. O paciente é uma criança de 3 anos, que segundo nota da prefeitura está internado em hospital particular com quadro estável.

O caso veio à tona após publicações na internet informando que o aluno seria da escola Anésia Bigarelli, no Jardim Cruzeiro. Os pais de alunos e profissionais da unidade ficaram apreensivos com a informação e criaram um alerta nas redes sociais, informando inclusive sobre um falso surto da doença.

A Secretaria de Saúde descarta a possibilidade de surto: "A Prefeitura de Agudos esclarece que, ao contrário do que tem circulado em redes sociais, não há evidências de um surto de meningite em nosso município, nem na região. Esta informação foi confirmada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE XV Bauru", declarou o município em nota encaminhada à imprensa.

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, mantida pelo Ministério da Saúde, a meningite viral é menos grave. "A meningite viral, em geral, é menos grave e os sintomas são mais leves. Não existe um tratamento ou vacina específicos. Já a meningite bacteriana, costuma ser mais severa, mas ela pode ser prevenida pela vacinação, que é recomendada especialmente para crianças e adolescentes", diz nota assinada pelo médico Dráuzio Varella. Portanto o caso registrado em Agudos demanda cuidado por parte dos pais no sentido de observar a existência de sintomas e procurar imediatamente ajuda médica.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. As meningites virais podem ser transmitidas de diversas maneiras a depender do vírus causador da doença.

A doença é transmitida principalmente por vírus presentes nas secreções respiratórias das pessoas infectadas, e a prevenção pode ser feita por meio de práticas de higiene, como lavagem frequente das mãos, evitar o contato próximo com pessoas doentes e manter o ambiente limpo e bem ventilado.

"A Prefeitura de Agudos reforça a importância de manter a calma e seguir as orientações das autoridades de saúde. A Secretaria de Saúde continuará monitorando ativamente a situação e tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde da nossa população. Caso haja qualquer sintoma sugestivo de Meningite, recomendamos que a população procure atendimento médico imediatamente", reforçou o município em nota.

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

anuncie aqui