Cientificamente comprovada, a Terapia Cognitivo Comportamental é breve e focada no problema atual, a TCC é indicada para tratamentos específicos e Seu principal objetivo é ajudar os pacientes a identificar padrões de pensamentos que influenciam negativamente suas emoções e comportamentos.
O principal objetivo da TCC é ajudar os pacientes a identificar padrões de pensamentos que influenciam negativamente suas emoções e comportamentos.
O conceito central da Terapia Cognitiva é que você sente e se comporta da forma como você pensa, ou seja, a forma como você interpreta as situações influenciam diretamente suas emoções e seus comportamentos.
Observe abaixo o modelo cognitivo para exemplificar seu conceito principal:
Durante a terapia o paciente aprende:
* A identificar e alterar padrões de pensamentos e sentimentos que influenciam de forma negativa seus comportamentos;
* Distinguir entre pensamentos, sentimentos e fatos;
* A maneira como seus pensamentos influenciam suas emoções e comportamentos;
* Avaliar criticamente seus pensamentos e suposições (buscar veracidade na forma de perceber a si mesmo, os outros e o mundo);
* Desenvolver pensamentos, percepções mais saudáveis e funcionais para mudança de comportamentos e emoções.
Conheça as vantagens da Terapia Cognitivo Comportamental.
1 - Eficácia para transtornos graves como:
* depressão maior, transtorno de estresse pós-traumático, ataques de pânico, fobia social, ansiedade, transtornos alimentares, psicoses ou abuso de substâncias;
2 - Examina a formação de esquemas mentais que causam a problemática atual;
3 - Ensina técnicas para serem aplicadas na vida cotidiana;
4 - É uma terapia focada no problema atual e com possibilidade de menor duração de tratamento em comparação com outras terapias.
"A terapia cognitiva busca aliviar as tensões psicológicas por meio da correção das concepções errôneas. Ao corrigir as crenças errôneas, podemos acabar com as reações excessivas."
Aaron Back
Rosana Taveira Napoleone
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP: 06/103931