Os cuidados com a saúde bucal são indispensáveis durante todas as etapas da vida. Ao longo da gestação, o pré-natal odontológico é requisito fundamental para a qualidade de vida das mães e o desenvolvimento saudável dos bebês.
De acordo com Caroline Cavalcante, cirurgiã-dentista da Hapvida Interodonto, o acompanhamento profissional adequado ajuda a evitar complicações de diversas ordens, a exemplo de partos prematuros.
"Na gravidez, podem ocorrer alterações no ph da saliva capazes de gerar patologias associadas, como cáries, gengivites e periodontites. Por isso, além de manter uma higiene adequada, as consultas pré-natais precisam ser realizadas trimestralmente. Dessa forma, torna-se possível agir preventivamente e identificar, em tempo hábil, problemas na região oral", orienta.
Conforme Cavalcante, a assistência precoce reduz eventuais necessidades de intervenções mais invasivas. "Se você identificar dores no dente, hipersensibilidades, inflamações ou sangramentos na gengiva é preciso buscar um cirurgião-dentista para que o problema não se agrave e não demande procedimentos cirúrgicos, como extrações e canais, que devem ser evitados ao máximo durante a gestação", alerta.