Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Agudos

Cleverson Moreira fala sobre a recuperação financeira da Prefeitura de Agudos


O Jornal Cidade de Agudos entrevistou Cleverson Moreira, secretário municipal de finanças, que deixou o cargo recentemente para ser pré-candidato a vereador. Cleverson é um dos responsáveis pela recuperação das contas públicas e do crédito da Prefeitura Municipal de Agudos.

Cleverson Antonio Moreira, 48 anos, casado, agudense nato, estudante de escola pública, contador, Especialista em Finanças, Controladoria e Gestão Pública pela Unesp e Ex-Secretário de Administração e Finanças de Agudos, Pré Candidato ao cargo de Vereador nas eleições municipais desse ano.

Pedimos ao ex-secretário que contasse sua trajetória no cargo:

"Para mim foi uma surpresa e uma honra quando fui convidado pelo Fernando Octaviani para ser Secretário do seu Governo 2021-2024. O Fernando foi até a minha casa e me disse que não poderia falar não ao seu convite, pois, ele estava com uma lista na mão e o meu nome teria sido indicado pelo grupo político o qual faço parte a mais de 12 anos o MDB. Sempre optei pela coerência e equilíbrio, pois, o MDB é um partido de Governo e tem uma ampla atuação em todo o país, suas pautas são voltadas para a dores do povo brasileiro, e defende a democracia como um regime que busca a igualdade entre todos.

Fiquei feliz, pois, sabia que tínhamos um desafio muito grande pela frente e era a oportunidade de servir minha cidade e mostrar meu trabalho, pois, já havia pleiteado uma cadeira na Câmara Municipal de Agudos e sempre suplente, as pessoas ouviam falar de mim, por dar aula, palestras, trabalhos voluntários, entrevistas na rádio e por ter um escritório.

O primeiro desafio que tínhamos era organizar a casa, colocar as coisas no lugar, limpar, pois, quando assumimos a Secretária precisávamos fazer algumas mudanças e mudança doí não agrada a todos, há vantagem e desvantagem nas mudanças, uns ganham e outros perdem. Estamos ali para fazer as coisas acontecerem, a cidade e suas necessidades precisavam sair do estado que estava – UTI.

Com tato e muita diplomacia fomos conquistando a equipe. Liderar é estar no lado do time orientando e dando o norte, mostrando a visão onde vamos chegar e como chegar, fizemos isso, e a equipe reconheceu o trabalho, grato a todos. Fernando, nunca negou apoio e nós dava liberdade para buscar as soluções, sempre muito atento a tudo e pronto para resolver, disponível sempre.

Resolvendo uns dos maiores problemas da cidade em 2021 que era recuperar a Certidão Negativa de Débito do Município - CND e fizemos isso em 9 meses, sem ter a condição de fazer nenhum parcelamento, pois, não havia essa opção, Fernando não tinha opção ou fazia ou fazia, caso o contrário Agudos ficaria sem todos os convênios, era grave, muito grave.

Enfim, essa foi a primeira conquista do Governo Fernando Octaviani no meu olhar. Tinha que fazer e fez o que era preciso nesse 1º Ano, o Governo destravou essa questão básica que era a CND em consequência disso fizemos a Festa das Crianças no Parquinho Clim, realizado pela Secretária de Esporte e Lazer com apoio dos demais. Em seguida começou a chegar os veículos dos convênios e fazer novos convênios para 2022. Chegaram 2 caminhões de lixo, veículos para Saúde e Educação, conseguimos pagar todas as folhas do ano de pagamento, mais o 13º em dia. Criamos um calendário da Cesta básica aprovados por todos e entregue no dia, mantemos todos os serviços básicos funcionando como upa, hospital, ônibus gratuitos e entidades, negociamos com os fornecedores os débitos que tinham e iniciamos os pagamentos conforme a arrecadação ia melhorando e assim por diante colocando as coisas em ordem.

Enfrentamos o fim da pandemia e a LC 173/2020 que proibia dar aumento de salário ou qualquer outra vantagem aos servidores públicos do país, em consequência disso, resolvemos o índice da folha que estava acima de 54,4% deixado pelo governo anterior que teve suas contas reprovadas pelo TCU-SP e pela Câmara atual. Trouxemos para 46,6% e ficamos dentro do que a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) pede, isso na época representava uma economia de mais de 9.5 milhões na folha. Enfim, esse é um pouco de 2021, trabalhamos muito, mais valeu a pena, ufa. Conseguimos também negociar o Precatório do Veritas, algo que se arrastava há décadas, passando por vários Governos e quitado agora pelo Governo Fernando Octaviani, nesse ano de 2024 em março, tiramos mais esse peso das costas de Agudos. 2021 um ano de muitas lutas, mas tivemos muitas vitórias, parabéns Fernando Octavini e toda a equipe, além do funcionalismo que sem sombra de dúvidas faz toda a diferença na cidade, pois, o comprometimento é sua maior marca".


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!