O diretor de cinema americano Tim Burton foi homenageado nesta terça-feira (3) com uma estrela na emblemática Calçada da Fama de Hollywood, em uma cerimônia na qual foi acompanhado por atores de seu último filme, “Os Fantasmas Ainda se Divertem – Beetlejuice Beetlejuice”, que estreia nos cinemas nesta semana. O cineasta, de 66 anos, revelou a estrela número 2.788 para centenas de fãs que se aglomeraram em frente à Hollywood Toys & Costumes, uma conhecida loja de Halloween onde foi decidido imortalizar seu nome. “Quando descobri que a estrela ficaria aqui, quase chorei porque venho aqui desde que era criança e a loja não mudou nada”, comentou.
Burton foi acompanhado pelos atores Winona Ryder e Michael Keaton, estrelas do novo filme, que dá sequência ao sucesso de 1988 “Os Fantasmas Se Divertem” e agora conta com Jenna Ortega (“Wandinha”) e e Monica Bellucci (“Maléna”). Tanto Ryder quanto Keaton, que fizeram parte do elenco do primeiro, celebraram a criatividade, a originalidade e a contribuição de seu “grande amigo” para o cinema.
“Tim tem uma compreensão tão bela e única do coração humano. Ele conhece a dor dos incompreendidos, dos estranhos e dos incomuns. Ele não apenas os entende, ele os celebra. Sejam eles párias, esquisitos, assustadores ou engraçados, isso lhes dá profundidade, humor e sempre um certo cavalheirismo, além de lhes dar dignidade”, disse Ryder em um discurso como convidada de honra da cerimônia.
Burton cresceu em Burbank, no condado de Los Angeles, e frequentou o California Institute of the Arts (CalArts), onde estudou animação de personagens e criou seus primeiros curtas-metragens. Enquanto trabalhava na Disney, em 1982, ele dirigiu seu primeiro curta”Vincent”, um filme em preto e branco de 6 minutos que conta a história de um menino introvertido de 7 anos chamado Vincent Malloy, que sonha em ser como seu ídolo, o ator americano Vincent Price.
Sob seu estilo característico e tema gótico-obscuro, cunhado como “burtoniano”, suas obras incluem vários títulos, como “A Noiva-Cadáver” (2005), “Batman” (1989), “Edward Mãos de Tesoura” (1990) e “Planeta dos Macacos” (2001). Com “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, Burton ganhou o Globo de Ouro de 2007 de melhor filme musical ou de comédia.
Filmes como “Ed Wood” (1994), “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” (1999), “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas” (2003) e “Alice no País das Maravilhas” (2010) renderam várias indicações e prêmios do Oscar, do Bafta e do Globo de Ouro, consolidando seu status como um dos maiores cineastas de todos os tempos.
*Com informações da EFE
Publicado por Carolina Ferreira
Fonte: Jovem Pan