Especialista enumera 7 dicas para ser mais positivo e lucrar com isso em todas as áreas

Muito se fala sobre viver com positividade e o quanto ser otimista pode ser sinônimo de felicidade.

Por Jornal Cidade de Agudos em 21/09/2024 às 18:13:18

Muito se fala sobre viver com positividade e o quanto ser otimista pode ser sinônimo de felicidade. Inclusive, é comprovado que pessoas que procuram ver o lado positivo da vida tendem a cuidar mais da saĂșde, a praticar exercĂ­cios e a se alimentar melhor. Não, isso não é um texto de autoajuda, é ciĂȘncia pura comprovada com fatos. Um levantamento da Universidade Harvard, nos EUA, comprovou que pensar positivamente pode fazer bem até para os pulmões. Os pesquisadores avaliaram o estado de saĂșde de 670 homens na faixa dos 60 anos de idade e aplicaram testes de personalidade para identificar quem eram os otimistas e os pessimistas. Depois de 8 anos, constatou-se que a turma do bom humor tinha um sistema imunológico mais resistente a doenças pulmonares quando comparada ao grupo dos estressados.

Também é verdade que o coração bate melhor quando estamos com bom humor. Pesquisadores do Instituto Delfland de SaĂșde Mental, na Holanda, monitoraram homens com idade entre 64 e 84 anos durante 15 anos. A incidĂȘncia de infartos e derrames foi menor entre aqueles que tinham uma atitude positiva. Os otimistas apresentaram ainda 55% menos risco de ter doenças cardĂ­acas.

Seguindo a linha de raciocĂ­nio que preza pelo pensamento otimista, o Portal Jovem Pan entrevistou uma especialista no assunto. Andréa Perez, Head do Instituto Felicidade Agora é CiĂȘncia – IFAC que atua com potencialização humana hĂĄ mais de 13 anos é também autora do livro "Profissão Felicidade", publicação da Editora Leader. Em um bate papo em plena Bienal do Livro em São Paulo, a mentora e palestrante nacional e internacional comentou sobre as emoções positivas em diversos aspectos, inclusive no ambiente familiar.

"A psicologia positiva é um campo cientĂ­fico que abrange exatamente o campo da felicidade, que é a vida de todo mundo. Todos os resultados de estudos cientĂ­ficos demonstram que emoções positivas podem ser geradas dentro do ambiente da famĂ­lia, então, vocĂȘ pode ter ações relacionadas à gratidão, esperança, orgulho etc. VocĂȘ pode usar o engajamento, que é o 'flow', em atividades que vocĂȘ tem habilidades para realizĂĄ-las, ou seja, gerando aquele momento em que a gente não vĂȘ o tempo passar. Esse tipo de vivĂȘncia pode ser realizado no ambiente familiar e é geradora de bem-estar", explica Andréa.

Migrando para a ĂĄrea mais distinta e detalhada em no Ășltimo livro, a autora defende que a construção de um profissional de felicidade necessariamente requer uma postura que esteja alinhada com a subjetividade humana e suas peculiaridades. "Um profissional dessa ĂĄrea, na atualidade, precisa alicerçar-se em ciĂȘncia e numa atitude absolutamente ética, para que não seja apenas alguém que promete milagres ou fórmulas generalistas que em nada favorecerão os perfis da diversidade dos indivĂ­duos na construção de sua felicidade.

Além disso, seu direcionamento requer uma evitação de ditaduras de felicidade, que afastam os indivĂ­duos e as organizações de sua natureza dicotômica de vivĂȘncias negativas e positivas, como se a primeira não existisse". De acordo com Andréa, é preciso que um profissional defenda que, apesar da parte que cabe aos indivĂ­duos realizar, a felicidade é também gerada pelos processos e diretrizes organizacionais, educacionais, polĂ­ticas, sociais e econômicas. Ou seja, pequenas atitudes, mesmo dentro do cotidiano de cada um, podem fazer com que a pessoa fique satisfeita naquele momento, e podem ser trabalhadas com prĂĄticas simples.

Por exemplo: vocĂȘ chega no final do dia e escreve as trĂȘs coisas boas que aconteceram na sua vida naquele dia. O que vocĂȘ sentiu? O que foi bom? Por que aquilo aconteceu? Quanto vocĂȘ pode fazer mais daquilo? Assim, de uma forma simples vocĂȘ traz o seu olhar para o que aconteceu de positivo no seu dia, e não a negativa. São ações dentro da nossa rotina que produzem essa sensação de bem-estar dentro do contexto geral" detalha.

Quer colocar mais positividade no seu dia a dia? Ponha em prĂĄtica essas dicas!

• Pratique a gratidão: reconhecer o bem na sua vida pode melhorar o humor e a sensação de bem-estar;
• Pense antes de reagir: tente direcionar os seus pensamentos e emoções de forma positiva, mesmo em situações difĂ­ceis;
• Deixe o passado ir embora: compreenda que eventos passados jĂĄ não existem mais e foque no presente;
• Cuide da sua saĂșde fĂ­sica: a prĂĄtica de exercĂ­cios fĂ­sicos e uma alimentação saudĂĄvel podem melhorar a sua saĂșde fĂ­sica e mental;
• Evite a mĂ­dia negativa: procure fugir de fontes de informação negativas;
• Ajude os outros: ser solidĂĄrio ao próximo pode ser uma forma de ser mais positivo;
• Desabafe com alguém: tirar do peito algumas mĂĄgoas pode ajudar a combater pensamentos negativos.

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro
Anuncie

ComentĂĄrios

anuncie aqui