ÔNIBUS QUEIMADOS -CRIMINOSOS ATACAM EM RONDÔNIA, E A POLÍCIA RESPONDE À ALTURA

Por Jornal Cidade de Agudos em 16/01/2025 às 15:17:31

Na madrugada desta quarta-feira (15), uma onda de ataques aos ônibus se intensificou, deixando vários moradores da capital amedrontados. Segundo a PM, foram cinco veículos de uma empresa particular incendiados, além de cinco de transporte escolar no distrito de Jaci-Paraná.

Por conta dos primeiros ataques, as empresas de transporte coletivo já haviam suspendido as atividades na segunda-feira (13); a Companhia de Ônibus Municipal retornou às operações nesta quarta-feira (15), porém teve que interrompê-las logo em seguida.

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, explicou por contato telefônico, que o motivo destes ataques é a represália à ação do Estado para debelar a ocupação ilegal de imóveis destinados à população por grupos do crime organizado e determinou que a polícia atue para manter a lei e a ordem, dando total liberdade de atuação às Forças de Segurança.

Rocha disse que confia na Força Policial do Estado e que jamais agiria de forma política para intervir nas operações, porque foi para isso que a população de Rondônia o elegeu. "Reunido com Ministério Público, eu determinei que se fizesse todo o ajuste para que o direito daquelas pessoas que receberam os seus apartamentos do governo federal fossem respeitados", afirmou, ressaltando que a entrega dos imóveis é uma questão de direito para a população.

Conforme explicou o governador, quando foram montadas as operações para garantir a posse aos beneficiados pelo programa habitacional, os criminosos ficaram assustados e a única forma que encontraram foi tentar causar o terror na população, queimando ônibus e viaturas.

Estes ataques em ônibus já aconteceram em outros estados como São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e outros pontos do Brasil e do mundo; o que não pode, é a polícia ficar coagida, a polícia realmente deve ter liberdade de atuação.

Segundo o governador, eles vão adotar todas as medidas necessárias para devolverem o direito a quem realmente o tem e o Ministério Público de Rondônia e demais órgãos da justiça, são fortes também e tem atuado junto com às Forças de Segurança mantendo a lei e a ordem. "Dei total liberdade para as forças policiais em Rondônia atuarem para defender a Lei e assim eles estão atuando". Disse Rocha, que aproveitou para pedir às autoridades políticas e eleitas pelo povo, que não fizessem campanhas sobre os problemas já pré-existentes, pois a população de bem não merecia isto. Sem dizer quais os políticos, consegui entender que se referia a uns vídeos que circulam pelas redes sociais, citados por ele durante a conversa. "A hora é de lutar contra o mal e quem faz este tipo de ação, é do mal ou é coligado com ele." Concluiu o governador.

O INICIO

Moradores do conjunto habitacional Orgulho do Madeira, que segundo a PM residem cerca de 15 mil habitantes, estavam sofrendo e pedindo ajuda aos órgãos competentes porque não estavam conseguindo entrar em seus apartamentos recebidos pelo governo federal em razão de criminosos estarem impedindo que tomassem posse do bem.

Para contornar a situação, aconteceram várias reuniões entre o governo do Estado e Ministério Público para garantir a posse aos beneficiados pelo programa habitacional do Governo Federal.

A partir de então, a PM, sob a determinação do governador, iniciou uma série de ações efetivas contra estes criminosos, no curso das quais um dos grupos criminosos revidou e foi à óbto

No último domingo (12), o cabo da PM Fábio Martins foi assassinado com seis tiros na cabeça dentro do conjunto Orgulho do Madeira, onde passou a morar com sua namorada, e a PM afirma ser retaliação devido às ações policiais.

OS ATAQUES AOS ONIBUS

Uma operação no Orgulho do Madeira foi iniciada nesta segunda-feira (13) após a morte do cabo Martins, ocasionando várias prisões e um morto no confronto.

Assim que a PM entrou no conjunto, começaram os ataques aos ônibus em Porto Velho. Durante a noite, houve mais registros de coletivos incendiados em Porto Velho/RO e em Candeias do Jamari/RO e, segundo a PM, houve também ataques a um caminhão e um coletivo em outro município, o que levou o governador Marcos Rocha, após reunião com as Forças de Segurança, solicitar na terça-feira (14) o reforço da Força Nacional.

CONHECENDO A ATUAÇAO DA FORÇA POLICIAL

O governo do Estado tem fortalecido a Força Policial com viaturas, equipamentos, armamentos, munições e capacitação para atuar de forma efetiva seguindo os parâmetros da lei e da ordem. Todo policial jurou defender a população contra o crime. A Polícia Civil e a Polícia Militar, juntamente com as demais policias do Governo Federal, estão atuando em conjunto para combater o crime, não somente no Estado de Rondônia.

É bom sempre lembrarmos que criminosos, quando são confrontados, sempre agem de forma imoral e tentam assustar a população de onde também vivem.

Você que lê esta matéria precisa ter atenção e escolher uma das duas opções:

1) Aceitar o crime,

2) Apoiar a força policial, que luta pela lei e a ordem.

Qual a sua escolha?

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

anuncie aqui