Avião da FAB resgata brasileiros deportados dos EUA após problemas técnicos

Aeronave com passageiros pousa em Manaus antes de seguir para Belo Horizonte

Por Jornal Cidade de Agudos em 25/01/2025 às 18:45:05

Um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) foi enviado de Brasília para Manaus no sábado, 25 de janeiro de 2025, para resgatar brasileiros deportados dos Estados Unidos.

Inicialmente, a aeronave, com 158 pessoas a bordo, tinha como destino Belo Horizonte. No entanto, devido a problemas técnicos, fez um pouso não programado em Manaus na noite de sexta-feira, 24 de janeiro.

De acordo com informações da FAB, 88 dos deportados eram brasileiros. Este é o primeiro voo de deportados dos EUA para o Brasil após a posse de Trump como presidente.

"A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que uma aeronave KC-30... foi engajada, por solicitação do Governo Federal, para prestar apoio aéreo aos deportados, oriundos dos Estados Unidos da América, que aguardam o término do traslado em Manaus (AM)." disse a FAB em nota.

O pouso em Manaus estava previsto para as 14h30 (horário local). A operação ocorreu a pedido do governo federal. Governo Federal solicitou o apoio para o transporte dos deportados.

"O tempo de solo em Manaus dependerá de trâmites diversos a serem realizados pelos órgãos competentes." concluiu a nota da FAB.

A FAB também informou que disponibilizará profissionais de saúde para acompanhar os deportados até o destino final, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).

"A FAB disponibilizará, ainda, profissionais de saúde para acompanhamento dos deportados, durante o trajeto até o destino final, no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG)." informou a FAB.

O incidente destaca os desafios logísticos envolvidos em operações de deportação em larga escala e a importância da Força Aérea Brasileira na assistência a essas situações. O fato ocorreu após um outro voo com deportados ter chegado ao país em 10 de janeiro. A situação levanta questões sobre as políticas de imigração dos Estados Unidos e suas implicações para os brasileiros no exterior.

A FAB e o Governo Federal trabalham em conjunto para garantir o retorno seguro dos brasileiros ao país.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Comunicar erro
Anuncie

Comentários

anuncie aqui