Perda auditiva induzida por ruído!

Por Jornal Cidade de Agudos em 09/04/2022 às 14:00:11

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a perda auditiva é a terceira condição crônica de saúde mais comum que os adultos enfrentam nos Estados Unidos.

A perda auditiva induzida por ruído pode ser causada por uma exposição a um som breve e intenso – conhecido como som de "impulso" – ou pela exposição a ruído alto por um longo período.

Medimos a intensidade dos sons em decibéis (dB). Sons acima de 80 dB são considerados perigosos e a exposição a eles pode causar perda auditiva induzida por ruído. Quanto mais alto o som, mais rápida a audição será prejudicada.

Normalmente, conseguimos identificar quando um lugar é perigosamente barulhento, um show ou ao lado de uma pista de aeroporto, por exemplo. Limitar a exposição e usar proteção auditiva é sempre recomendado nesses ambientes claramente barulhentos.

Se você mora ou trabalha em uma cidade, é fácil ser exposto a ruídos mais altos do que 80 dB. Sirenes de polícia e ambulâncias com ouvidos expostos ao trânsito são bem comuns.

À medida que os especialistas sabem mais sobre a perda auditiva induzida por ruído, mais pessoas estão trabalhando para criar ambientes mais seguros para a audição. Existem cidades nos EUA estão até testando o "concreto silencioso".

Perda auditiva ocupacional

A perda auditiva ocupacional é uma das doenças mais comuns relacionadas ao trabalho, empregos como construção ou transporte público podem ser muito difíceis para os ouvidos. Mesmo os músicos podem ser expostos a níveis de decibéis que são considerados altos.

Usar proteção auditiva adequada pode ser uma solução, os protetores auriculares personalizados produzidos em silicone industrial limitam sua exposição a ruídos altos.

O ruído excessivo foi relatado como uma das principais reclamações dos clientes que frequentam bares e restaurantes. Uma pesquisa registrou níveis de ruído variando de 80 dB em um bar de vinhos mal iluminado na hora do jantar, a 86 dB em uma praça de alimentação durante o dia, a 90 dB em um pub durante um happy hour.

A boa notícia é que a perda auditiva induzida por ruído pode ser evitada, mas cabe a você proteger sua audição, limitando sua exposição a sons altos, usando equipamentos de proteção auditiva e encontrar locais mais silenciosos para viver sua vida ao máximo.

Dr. Eduardo Carvalho de Andrade

Médico Otorrilaringologista

R.Q.E. 50139 - CRM: 106325

Anuncie
anuncie aqui