A Otorrinolaringologia é uma especialidade médica que trata das doenças nos ouvidos, nariz e garganta. Para obter diagnóstico correto e preciso em alguns casos são necessários exames endoscópicos na otorrinolaringologia. São dois os exames principais e mais frequentes: nasofibrolaringoscopia e telescopia da laringe.
A nasofibrolaringoscopia é realizada com a passagem de fibra óptica fina e flexível pelas narinas e descendo para garganta. Tem objetivo portanto de analisar as fossas nasais (indicação mais frequente para este exame), a garganta e cordas vocais. Na Telescopia da laringe, o médico otorrino solicita ao paciente abertura da boca e posiciona fibra óptica rígida próximo à úvula (campainha!) do paciente sendo possível analisar com clareza a região mais baixa da garganta e das cordas vocais. São exames geralmente muito bem tolerado pelo paciente, rápido, que não necessitam preparo especial pelo paciente e resultado divulgado logo após o exame.
E quando os exames são solicitados?? No caso da nasofibrolaringoscopia as indicações principais são: avaliação de sinusite, pólipos nasais, desvio do septo nasal, tumores nasais, câncer em narinas e rinofaringe, auxilia diagnóstico do ronco e apneia, presença de adenoide, doenças de ouvido em que é necessário avaliação do nariz e também doenças das cordas vocais e garganta especialmente quando não foi possível a realização da telescopia da laringe. A telescopia da laringe apresenta imagem melhor, com mais definição, comparado com nasofibroscopia para avaliação da parte baixa da garganta, base de língua e cordas vocais. Por este exame conseguimos o diagnóstico de tumores e câncer nesta região, avaliação de engasgos, dificuldade para engolir, avaliação de rouquidão entre outras indicações.
É de fundamental importância avaliação e diagnóstico correto com médico otorrinolaringologista, colhendo a história clínica e realizando, quando necessário, exames complementares como a nasofibrolaringoscopia e telescopia da laringe. Temos que ficar atentos com nossos sintomas, nossas queixas e sempre que necessário procurar auxílio médico.