O mês de novembro, também conhecido como "novembro azul", foi escolhido para conscientizar os homens sobre a importância dos seus exames preventivos e a prevenção e tratamento do câncer de próstata.
Os homens, assim como as mulheres, também devem fazer exames regularmente. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer de próstata, em números de casos, é o segundo mais frequente. Muitos mitos e preconceitos cercam essa doença, afastando os homens dos médicos. Como o mês de outubro foi dedicado à saúde da mulher, no mês atual damos ênfase aos exames masculinos.
A próstata é uma glândula anexa à uretra e bexiga. Sua função é produzir o líquido seminal, importante para nutrir os espermatozoides. Com o passar da idade há aumento no tamanho dela e podem aparecer células malignas. A detecção precoce, através de exame clínico (toque retal) associado aos exames laboratoriais (PSA, por exemplo) e de imagem, aumenta as chances de cura. Importante dizer que todos os exames se complementam, sem tirar a importância de cada um deles.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que, a partir dos 50 anos de idade, todo homem deve passar por consultas periódicas com o urologista. Se houver histórico familiar de câncer de próstata ou for afrodescendente, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.
Também se recomendam adotar os mesmos hábitos saudáveis de vida das mulheres como a diminuição no consumo de gorduras animais e alimentos embutidos além do estímulo ao controle de peso e realização de atividades físicas regularmente. Devemos incentivar a ingestão de hortaliças (como brócolis, frutas e tomate) que podem ajudar na prevenção desse câncer.
Nossa vida é muito atribulada, mas nem por isso devemos deixar de nos cuidar. Procurem um urologista de confiança para realização de exames preventivos e vivam felizes!!
Ficam novamente as dicas.
*Texto realizado com a colaboração do Dr Roberto Marins de Carvalho, urologista, CRM-SP 88.165.
Dr Eli Roberto Garcia Filho
CRM-SP 104.828
Médico alergologista pediatra
RQE: 66080/660801