O que pode causar o uso incorreto dos fones de ouvido

(Parte 1)

Por Jornal Cidade de Agudos em 02/04/2022 às 17:42:09

Smartphones, tablets e outras tecnologias são cada vez mais indispensáveis em nosso dia a dia. E junto com eles, vêm os fones de ouvido, seja para ouvir música, assistir vídeos ou para se comunicar.

Infelizmente, esses aparelhos que ajudam a tornar a vida mais simples, podem causar algum problema auditivo se você não for cuidadoso. Os mais comuns são zumbidos no ouvido e perda auditiva induzida por ruído.

Isso pode parecer apenas um alerta de uma fonoaudióloga para assustar você. Contudo, o risco para sua saúde auditiva é real. De acordo com as previsões da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de metade dos jovens entre 12 e 35 anos, isto é 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo correm o risco de sofrer de perda auditiva. O principal motivo é a exposição prolongada e excessiva aos sons altos, incluindo o barulho dos fones de ouvido.

Como os fones de ouvido podem causar um problema auditivo?

Os ruídos altos, em geral, são extremamente prejudiciais aos ouvidos. Ao usar fones de ouvido em volume alto, o risco é ainda maior. Isso porque os fones ficam bem próximos ao ouvido. Tal proximidade tem o efeito de aumentar o som equivalente a 09 dB!

Não é difícil entender como o som alto prejudica a audição. Quando as ondas sonoras chegam aos nossos ouvidos, elas fazem com que o tímpano vibre. Essa vibração é transmitida ao ouvido interno até atingir a cóclea. A cóclea contém milhares de pequenos "pelos", que são as chamadas células ciliadas. Quando as vibrações sonoras atingem a cóclea, essas células se movem.

Sons mais altos provocam vibrações mais fortes, fazendo com que as células ciliadas se movam mais. Quando você ouve sons muito altos por muito tempo, as células ciliadas perdem sua sensibilidade à vibração.

Em alguns casos, as células podem se curvar muito por conta do barulho alto, podendo se recuperar do ruído intenso depois de algum tempo. Entretanto nos casos mais comum, as células ciliadas nunca mais se recuperam, ficando danificadas, levando a perda auditiva permanente, este tipo de problema auditivo causada pelo o ruído é quase impossível de se recuperar.

Tempo de uso e volume dos fones

O volume do som nos fones de ouvido e o tempo que você o escuta tem forte influência na ocorrência de um problema auditivo. Fonoaudiólogos e demais especialistas em audição alertam que todo ruído a partir de 85 dB pode causar danos nos ouvidos.

Sabemos que a maioria das pessoas não tem um medidor de nível de som para analisar a intensidade do que está tocando em seus fones de ouvido. Mas não é difícil perceber quando o volume é excessivo. Se as pessoas que estão ao seu redor podem ouvir o que está tocando em seus fones, você definitivamente precisa diminuir o volume.

Se ao retirar os fones, você ouve um zumbido em seus ouvidos ou sente que o mundo ao redor soa um pouco abafado, é um sinal claro de que o volume está excessivamente alto. Mesmo que a audição volte rapidamente ao normal, você pode estar causando danos permanentes em seus ouvidos.

Fonte: Direito de Ouvir

AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.

Fernanda Freitas Monteiro

Fonoaudióloga

CRFa 2-11.539

Anuncie
anuncie aqui