Quando o sentimento de culpa impede a felicidade

Por Jornal Cidade de Agudos em 02/04/2022 às 17:17:17



É verdade, algumas pessoas sentem culpa o tempo todo e não se permitem serem felizes. Elas se isolam do convívio social e até evitam a presença em reuniões familiares, por se sentirem culpadas, sem saber exatamente do quê.

Embora muitas vezes possamos achar que determinados pensamentos fazem parte da nossa personalidade, sabe-se que temos a competência de mudarmos os nossos pensamentos e, em consequência, os nossos hábitos.

O nosso cérebro tem uma grande capacidade de "flexibilidade ou plasticidade", ou seja, quanto mais nos engajarmos em novos pensamentos e comportamentos, maior a força de criar novas conexões no cérebro.

Como resultado, maior a probabilidade de mudarmos os nossos pensamentos e isso influenciará na forma como nos enxergamos o mundo.

Romper com o ciclo da culpa preocupante e que nos paralisa requer a vontade de estar aberto para um exercício constante de autorreflexão e certa dose de otimismo mesmo que no momento esteja pequeno.

O sentimento de culpa é muito forte e jamais deve ser guardado dentro de si. Isso porque ele é o único responsável por causar doenças emocionais. As consequências podem ser graves e incluem: depressão, tratar mal os outros, estar continuamente encontrando culpados para tudo, vício em drogas e isolamento.

E como tratar o Sentimento de Culpa?

É necessário conhecer a origem do sentimento de culpa. Para isso, faça perguntas a si mesmo: o que me faz sentir culpado?

Em quais momentos me sinto culpado?

É importante também entender a diferença entre responsabilidade e culpa, pois ambos são muito diferentes e, assim, possuem consequências distintas.

Responsabilidade é reconhecer que você é o responsável pelos seus atos, enquanto culpa é o sentimento que provém do fato de alguém querer que as coisas aconteçam sempre como ele quer.

Ou seja, você sempre será responsável por suas ações, entretanto, não cabe a você culpar-se caso algo que fez venha a dar errado.

Entender que aconteceu algo ruim no passado e começar a criar uma nova história a partir de hoje, é uma alternativa que você pode querer seguir.


Rosana Taveira Napoleone

Psicóloga Cognitivo Comportamental

CRP: 06/103931

Consultório: Av. Rui Barbosa, 324 - Centro - Agudos/SP

Anuncie
anuncie aqui