A audição é o sentido que possibilita a função da comunicação, escutamos para reproduzir. É através da audição que desenvolvemos a linguagem, que conseguimos entender o mundo que nos rodeia, compreendemos o outro e interagimos com o meio.
A perda auditiva pode trazer diversos prejuízos a uma criança, um deles é o atraso na fala. É importante que os pais fiquem atentos aos sinais de atraso na linguagem oral nos primeiros anos de vida para que não haja efeitos negativos no desenvolvimento infantil, efeitos estes que podem acarretar em problemas por toda a vida.
Na criança com deficiência auditiva, o processo de aquisição e desenvolvimento de linguagem pode ser prejudicado, caso não haja o diagnóstico em tempo adequado. O período mais importante do aprendizado da fala inicia-se aos seis meses de vida e estende-se até os três anos de idade, aproximadamente.
Muitos pais só buscam tratamento para o problema de audição dos filhos quando outros sintomas começam a surgir. Apesar do atraso na fala e a falta de diálogo serem os sinais mais importantes de perda auditiva, os pais relacionam esses problemas, muitas vezes a outras causas. Diagnósticos equivocados e o costume de esperar que a criança desenvolva o diálogo naturalmente podem causar danos irreparáveis na infância e até na vida adulta, além de atrasar o tratamento da alteração auditiva.
Os principais sinais de perda auditiva em crianças são:
* atraso no aprendizado da fala;
* demora no desenvolvimento infantil;
* distúrbios de atenção e compreensão;
* distorções do comportamento social;
* ausência de reação a sons pouco intensos fora do campo visual.
A investigação de problemas auditivos inicia-se com triagem neonatal (avaliação fonoaudiológica e exames específicos) ainda na maternidade. Após esse período, depende da observação e acompanhamento do desenvolvimento da criança, que deve ser realizado por pais e familiares, médicos e professores.
A criança identificada e tratada precocemente terá melhor desempenho na interação com a sociedade e futuramente com o mercado de trabalho.
Por isso, em caso de qualquer dúvida com relação à audição de uma criança, é fundamental levá-la para avaliação médica e fonoaudiológica o mais rápido possível.
Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores as chances de a criança ter um bom desenvolvimento, com melhores resultados no processo da reabilitação auditiva. Desta forma, o desempenho comunicativo pode ser alcançado mais rapidamente, muito próximo aos de crianças com audição dentro da normalidade.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL
Fernanda Freitas Monteiro
Fonoaudióloga
CRFa 2-11.539