TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) normalmente é confundido com dislexia, como vimos na semana passada, a dislexia está diretamente ligada a escrita e a fala. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é um transtorno que ocorre no cérebro por causas genéticas, apresentando sintomas de desatenção e sintomas de hiperatividade, que vão da infância à vida adulta e isso também dificulta a aprendizagem.
Pais e professores precisam ter um cuidado a mais com quem tem TDAH, mas diferente do disléxico ele não tem dificuldades para aprender a ler ou escrever, a não ser para manter o foco enquanto escreve e lê e isso já é bem diferente.
Enquanto o disléxico fica confuso, aquele que tem déficit de atenção não sofre ou fica confuso ao se deparar com letras que não entende, por exemplo.
Sintomas do TDAH:
TDAH: o transtorno é incômodo para quem está próximo, mas dificilmente incomoda o paciente. A hiperatividade pode causar alguns problemas, mas diferentes da dislexia. Os sintomas mais comuns deste transtorno são:
* falta de atenção, tanto em atividades sérias como em atividades lúdicas;
* dificuldades para completar uma tarefa ou seguir instruções;
* perder objetos com facilidade;
* bater mãos e pés quando precisa ficar parado por um tempo sem fazer nada;
* inquietação a todo momento, precisa se levantar, andar de um lado para o outro;
* não ter paciência para atividades longas;
* se distrair facilmente, perdendo o foco em uma atividade ou conversa.
Após o diagnóstico, que deve ser feito por um médico, inicia-se o processo de tratamento dos problemas ocasionados pelo TDAH, abaixo alguns exemplos:
Tratamento do TDAH
O TDAH não possui cura, o paciente deverá lidar com os sintomas por toda a vida, pode ser tratado com terapias comportamentais e dependendo da intensidade do transtorno até uso de medicamentos.
O acompanhamento médico é fundamental.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.
Fernanda Freitas Monteiro
Fonoaudióloga
CRFa 2-11.539