A sua saúde auditiva é muito importante, por isso, é necessário realizar o exame de audiometria regularmente. O teste avalia a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons e identificar problemas auditivos. Dependendo dos resultados, pode ser recomendável algum tratamento, incluindo o uso de aparelhos auditivos.
Independentemente de como está a sua saúde auditiva atualmente - se tem dificuldades para ouvir alguns sons, se escuta zumbidos constantes ou se está ouvindo perfeitamente, é essencial realizar a audiometria para avaliar sua saúde auditiva.
O que é a audiometria?
A audiometria é um teste auditivo que mede a capacidade de uma pessoa para ouvir diferentes sons, tons ou freqüências. Geralmente, o exame é pedido quando o paciente ou seus familiares sinalizam em uma consulta com o médico otorrinolaringologista que está "ouvindo pouco" um dos principais sintomas da perda auditiva.
Entretanto, a audiometria também é indicada para pessoas sem sinais de problemas auditivos como método de prevenção. Através do exame, é possível detectar precocemente possíveis alterações no sistema auditivo.
Além disso, o exame serve para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.).
Como é feito o exame
Existem dois tipos de audimetria: a tonal e a vocal.
No exame de audiometria tonal, o paciente é colocado em uma cabine acústica, que impede a entrada de sons ambientes e possui uma placa de vidro pela qual o fonoaudiólogo e o paciente ficarão em contato visual.
O paciente coloca um fone de ouvido de alta precisão. Em seguida, o fonoaudiólogo irá emitir sons em diferentes decibéis para que o paciente possa dar sua resposta sobre cada som emitido. Geralmente, isso é feito por meio de sinais previamente combinados, como levantar a mão (por exemplo).
No exame de audiometria vocal, o paciente examinado deve repetir as palavras ditas pelo o fonoaudiólogo.
Resultados
Através dos resultados obtidos, o profissional poderá identificar os problemas auditivos, como também poderá determinar o nível de surdez.
Importância da audiometria
O diagnóstico precoce aumenta as chances da pessoa com perda auditiva conseguir se adaptar melhor aos aparelhos auditivos e ter uma vida normal.
A boa notícia é que, em grande parte dos casos, a perda auditiva pode ser evitada ou pelo menos ter os efeitos amenizados.
A realização da audiometria é uma das formas de ajudar na prevenção, identificação de problemas auditivos e auxiliar na adaptação aos aparelhos auditivos.
Prevenção
Testar a sua audição é uma maneira segura de preservá-la pelo maior tempo possível. Por isso, o ideal é que você não espere sentir um desconforto nos ouvidos para fazer uma audiometria, principalmente se tiver histórico de surdez na família. O teste permite que uma pessoa sem perda auditiva tenha uma melhor compreensão do que é uma audição normal e, assim, esteja preparada para distinguir alguma alteração em seus ouvidos logo nos primeiros sinais.
Cuide da audição
Além da audiometria, seguem algumas dicas para ajudar você a manter sua saúde auditiva em boas condições por mais tempo:
* Não ouça aparelhos eletrônicos com volume acima de 80 decibéis;
* Cuidado ao comprar fones de ouvido, e ao uso inadequado deles (eles precisam ser certificados);
* Faça repouso auditivo diário;
* Cuidado com a limpeza dos ouvidos, principalmente evitando o uso de cotonetes;
* Realize audiometria regularmente, principalmente se você está exposto a situações que representam ameaça à audição.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.
Fernanda Freitas Monteiro
Fonoaudióloga
CRFa 2-11.539