A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança. Ela vai muito além da fala: significa saber expressar e receber informações. Ou seja, compreender e ser compreendido, seja através da fala, escrita, leitura, ou comunicação não verbal. Quando uma criança tem dificuldades no desenvolvimento dessas habilidades, isso pode ser tratado pela fonoaudiologia infantil.
O papel do fonoaudiólogo infantil
A dificuldade na aquisição da linguagem na infância pode acontecer por diversos motivos: problemas de audição, neurológico ou visual. Também pode ser causada por fatores emocionais e psicológicos. Alguns distúrbios mais comuns são gagueira, troca de letras, problemas de articulação, dislexia e atraso na linguagem.
O papel do fonoaudiólogo que trabalha na área da linguagem é proporcionar o desenvolvimento das habilidades da criança e a sua inclusão social. Deve-se fazer o estudo, a avaliação, o diagnóstico do distúrbio e prosseguir com o tratamento dos transtornos relacionados à comunicação oral e escrita.
Para o tratamento ser efetivo, é preciso que o fonoaudiólogo conheça os métodos e abordagens mais adequados para cada situação e faixa-etária. Toda criança é única, por isso é tão importante que o terapeuta conheça o pequeno paciente a fundo e estabeleça uma conexão com ele para saber de suas reais necessidades.
Muitos me perguntam quanto tempo esperar até levar a criança ao fonoaudiólogo
Não existe idade mínima para se procurar um fonoaudiólogo, recebemos nas clínicas/consultórios bebês para estimulação precoce com vários distúrbios como: fissura lábio - palatina, deficiência mental ou auditiva e seqüelas de lesões cerebrais.
Nos casos de atrasos de fala e aquisição de linguagem, quanto mais cedo a intervenção, melhores os resultados.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.