O MOMENTO PRESENTE

Por Jornal Cidade de Agudos em 21/01/2023 às 08:12:19

Peço desculpas de antemão, mas hoje não estou disposta a me distrair nem a distrair o leitor. Há momentos em que nada nos atrai ou parece ter algum interesse. Pois hoje estou inteirinha mergulhada num desses dias. Parece que estou fixada no momento presente e não consigo sair dele.

Então me lembrei de ter lido certa vez a respeito do momento presente. No livro estava escrito que é no momento presente que reside a alma. Não é como se estivéssemos em outro lugar e precisássemos ir buscá-lo.

Então, o desafio que temos diante de cada um de nós é:

"Será que seremos capazes de viver este momento plenamente?" E o autor da pergunta sugere que você passe cinco minutos observando o ar entrar e sair de seu próprio corpo. Frequentemente, as pessoas descobrem com surpresa que suas mentes parecem tanques borbulhantes e que não é fácil se manter concentrado no ar que entra e sai. E, continua ele, a mente tem vida própria e nos arrasta para onde quer. Depois de toda uma vida, você pode acabar se vendo na situação de alguém que nunca está de fato onde realmente está. Você está sempre em algum outro lugar, perdido, em sua cabeça, e, portanto num tipo de estado contraproducente ou aquém do ideal. Por que contraproducente? Porque o único tempo que você tem para aprender alguma coisa, sentir alguma coisa, expressar algum sentimento ou emoção, responder a um acontecimento, crescer ou se curar, é este momento porque é o único momento que qualquer um de nós tem. Você só existe aqui e agora, só está vivo neste momento.

Depois que li estas palavras de Jon Kabat-Zinn, Ph,D., fiquei mais que convencida de que ele tem razão. Nós vivemos a maior parte do tempo no modus operandi de um piloto automático, que significa estar mais dormindo que acordado. Quando se dá conta disso, você começa a ver as coisas de modo diferente e, então, começa a agir de modo diferente.

O passado já se foi e eu não sei o que virá no futuro. Se quero que minha vida seja completa, se quero que ela transborde sentimentos, integridade, valor e saúde só existe uma maneira de poder influenciar o futuro tomando posse do presente. Se conseguirmos nos relacionar com este momento com mais integridade, e depois mais cada momento com mais integridade, a soma desses momentos dará um resultado muito diferente com o passar do tempo, com o passar dos momentos que se estendem para formar o que chamamos de vida, diferente daquele período em que passamos a maior parte do tempo no piloto automático, onde simplesmente reagimos mecanicamente e estamos num estado de dormência.

Não deixe que o piloto automático tome conta de sua vida. Isso acontece quando estamos dirigindo, quando estamos em família, quando estamos sozinhos. Fique desperto em cada momento porque isso pode ter consequências profundas. Nada "simplesmente acontece". Uma coisa só "simplesmente acontece" se você não estiver prestando atenção. O que importa é como você vê e com que olhos encara o mundo.

Dra. Maria da Glória De Rosa

Pedagoga, Jornalista, Advogada

Profª. assistente doutora aposentada da UNESP

[email protected]

Anuncie
anuncie aqui