Dia 14 de Maio – Dia da Conscientização da Apraxia de Fala
"É um distúrbio motor da fala, caracterizado pela dificuldade de programação e planejamento das seqüências dos movimentos motores da fala, resultando em erros de produção dos sons (Hall, 2007)."
Considerada por muitos uma habilidade inata, a fala precisa ser ensinada e requer treino. Para as crianças diagnosticadas com Apraxia da Fala, é necessária mais do que a convivência em diferentes contextos lingüísticos para a aquisição da linguagem.
Falar parede uma tarefa simples, mas é uma atividade bastante complexa e que envolve vários músculos na produção de movimentos que devem ser minuciosamente precisos. Para isso, é exigida a capacidade de realizar movimentos coordenados através da ação voluntária simultânea de diversos grupos musculares.
A fala engloba a adequada seleção de músculos necessários para cada movimento articulatório específico; envolve a duração dos movimentos dos articuladores; inclui a distância exata que cada músculo articulador deve se movimentar e a velocidade aplicada no movimento; compreende também o nível de força aplicada a cada um dos articuladores e por fim, o grau de contração empregado no movimento. E esta execução de movimentos nas crianças com Apraxia de Fala, não ocorrem assim tão naturalmente.
Como é feito o diagnóstico?
A Apraxia é considerada uma desordem da fala, da comunicação e, portanto o profissional qualificado para dar este diagnóstico é o Fonoaudiólogo (com experiência nesta área).
Deve ser realizada uma avaliação de todos os aspectos da fala, da linguagem e da motricidade oral da criança, incluindo as habilidades práxicas. Existem dificuldades que são específicas do quadro, mas variam de criança para criança, e varia até mesmo na própria criança com o avanço da idade. O contexto educacional e familiar no qual a criança está inserida também deve ser analisado.
Por que falar é tão difícil para estas crianças?
A Apraxia de Fala ocorre por meio de alterações no processamento neurológico em que o cérebro não envia ao Sistema Motor os comandos necessários à produção do som.
Crianças com Apraxia têm consciência de suas dificuldades, "tentam falar corretamente, mas não conseguem."
E o tratamento?
Crianças com Apraxia necessitam de atendimento terapêutico individual, os resultados podem ser obtidos a longo prazo. Com a fonoterapia pode haver uma melhora das habilidades comunicativas, outros fatores, como a gravidade do quadro e a idade da criança também devem ser considerados.
Também deve ser feito um trabalho com a família (suporte e orientação) e com a escola (orientação), pois a Apraxia de fala pode acarretar dificuldades que irão persistir na idade adulta.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.
Fernanda Freitas Monteiro
Fonoaudióloga
CRFa 2-11.539