O simples e o complexo

Por Jornal Cidade de Agudos em 27/08/2022 às 20:24:05

Nada é mais complexo do que a dúvida existencial. Quem realmente você é?

Vivemos em uma sociedade em que muitas pessoas anulam sua verdadeira essência, passam por cima de seus princípios e valores para agradarem a outrem, deixando de lado suas ideias, seus propósitos, seus objetivos por diversas razões. Seja por pertencerem a um grupo com opiniões formadas, seja para não perderem o emprego, o companheiro (a), a aproximação de familiares ou até mesmo por se sentirem presos à zona de conforto. Nossa, Rosana! Mas aí não está a razão de "ficarmos na nossa" e deixarmos a correnteza nos levar e vida que segue? A resposta é muito simples: Suas angústias, noites mal dormidas devido à ansiedade que persiste e teima em invadir sua mente com pensamentos de insatisfação, choro, enxaquecas, dores pelo corpo, cansaço ao acordar e desânimo para levantar e enfrentar mais um dia, sinais de que nada está bem e o grande desejo de que tudo mude não lhe são suficientes para que você reveja a situação do caos emocional que está lhe perturbando, tudo isso lhe parece normal? Não, isso não é normal e sim um mecanismo que chamamos de "piloto automático", ou seja, você é movido pelo ambiente e não pelos seus próprios desejos e objetivos.

Com isso, não quero afirmar que você deva chutar tudo, mas que você tem o dever de fazer as pazes consigo mesmo e "fechar para balanço", emocionalmente falando. Não adianta sair brigando com todo mundo, deixar o emprego ou seu companheiro, brigar com a família. É necessário que você comece a pensar "simples", organizar seus pensamentos, reconhecer-se retomar o controle da sua própria vida. O olhar para nós mesmos, pode acreditar, é muito difícil muitas vezes diante de um emaranhado de situações, porém, necessário e é o caminho para a felicidade e bem estar psicológico.

Você não tem que ser o que agrada aos outros, você precisa se conscientizar de que só será pleno quando seguir seus próprios interesses, ajustando-se a pessoas e acontecimentos que lhe forem engrandecedores.

Afaste-se de pessoas que lhe toleram, permita-se somente aproximar-se de pessoas que gostam de estar com você. Se for líder no trabalho, instrua com sabedoria e não como um tirano arrogante, agindo assim ganhará o respeito das pessoas e não o medo delas.

Subordinação é educação, é respeito à hierarquia. Quer ocupar um cargo maior, qualifique-se.

Acredite em você, mas tenha o bom senso de ser humilde para entender suas falhas.

Mude seu comportamento se for necessário peça desculpas, se errou, tente melhorar a cada dia.

Orgulhe-se de você, não por Ego, mas por suas atitudes bem pensadas.

Complexo é confundir as coisas, é teimar em ser de um jeito que está lhe fazendo mal.

Seja simples, pense simples e tudo vai melhorar... Faça o bem e fique bem!

Rosana Taveira Napoleone

Psicóloga Cognitivo Comportamental

CRP: 06/103931

Consultório: Av. Rui Barbosa, 324 - Centro - Agudos/SP

Anuncie
anuncie aqui