Ser Mãe é essencialmente saber amar. Significa dar afeto, estimar, proteger, zelar pelo bem estar do seu filho."É comum encontrarmos muitas mulheres que se questionam se estão sendo boas mães para seus filhos e, tal questionamento acaba sempre trazendo alguma dose de angústia e de sofrimento.
O desempenho de vários papéis em simultâneo por parte da mulher, tais como mãe, esposa, profissional, filha, dona de casa, trazendo uma pressão psicológica excessiva que acaba por gerar sentimentos de falha e de culpa.
Ser Mãe é antes de mais nada, ser a mulher que também foi criança, que também possui seus medos, suas inseguranças e por isso necessita de muito apoio e compreensão. A maternidade será tanto mais vivida na sua plenitude, quanto mais feliz e realizada a mãe se sentir noutras áreas da sua vida.
O investimento que a mãe faz em si enquanto mulher irá servir de modelo para o filho em todo o seu processo de desenvolvimento.
Aspirar ser a super-mulher e a super-mãe, aquela que tudo faz, que tudo resolve, não passam de metas inatingíveis, pois estará condenada ao fracasso, decepção e ao esgotamento físico e mental. Por isso, permita-se ser humana, passível de erros, de necessidade de momentos de descanso e de receber afeto e colo também. O bom funcionamento da dinâmica familiar não depende exclusivamente da mãe, mas também do pai, dos próprios filhos e com sorte de uma rede de apoio.
Por isso, saiba que ideais de perfeição são concepções irreais e inimigos do bem estar emocional, pois resvalam inevitavelmente em situações de frustração e desilusão.
Os filhos não precisam de "mães perfeitas", eles precisam de mães suficientes boas, capazes de aceitar e de amar não só as qualidades pessoais, mas também as limitações as fragilidades dos filhos, ensinando-os a fazerem o mesmo, sem caírem na autocrítica permanente.
Por isso, não há de ter medo de errar com os filhos, tenha a plena certeza de estar fazendo o melhor, fazendo e vivendo o bom desenvolvimento do seu filho em cada fase de sua vida.
Verás bons frutos e saberás que ser Mãe é a sua melhor versão de si mesma.
Feliz Dia das Mães. Feliz Você todos os dias, pois você é uma grande mulher!
Rosana Taveira
CRP: 06/103931
Psicóloga brasileira em Portugal
Atendimento on-line
351 935 851 090