A prefeitura municipal de Agudos finalizou a obra prioritária de controle de cheias no Rio Lençóis, no município de Agudos, com o objetivo de promover maior estabilidade de drenagem em épocas de muitas chuvas na região.
Para o secretário de meio ambiente de Agudos, Gabriel Machado, essa obra vai de encontro ao compromisso do município de Agudos na gestão de riscos da bacia do Rio Lençóis e no controle de cheias em épocas críticas. Essa região do Rio Lençóis sempre foi critica em épocas de muitas chuvas, com essa obra, o situação vai estar mais controlada, com o fluxo do rio mais equalizado. Com essa obra executada os risco que existiam de ocorrência de eventos de sinistros nessa e em regiões a jusante, vão diminuir muito, finaliza o secretário de meio ambiente de Agudos.
Para o vice-presidente da Câmara Técnica do CBH-RL e especialista em recursos hídricos, Sidnei Aguiar, essas obras são muito importantes para gestão de riscos contra cheias da bacia hidrográfica e prioriza a segurança ambiental em épocas críticas, é uma obra que estávamos discutindo dentro da Câmara Técnica há pelo menos três anos e estava prevista no plano de bacia do Rio Lençóis. O próximo passo agora, será instalar uma estação de telemetria hidrométrica nesse local, pois, a mais próxima dessa área em Agudos se encontra no município de Borebi, vamos articular via CBH-RL junto às empresas da região, que fazem parte do Comitê essa viabilidade, finaliza Aguiar.
A obra com recursos do governo do Estado foi a primeira de muitas outras que virão com aporte de recursos da iniciativa privada, que serão intermediadas pelo Comitê da Bacia da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis – CBH-RL para viabilizar projetos de recuperação ambiental em pontos críticos da bacia do rio Lençóis.
Fonte: Comitê Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis.