Neste domingo (02/10), o Brasil elege presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais, além dos representantes no Distrito Federal, para os próximos quatro anos. Em Agudos, mais de 30,5 mil eleitores estão aptos a votar, segundo o Cartório Eleitoral local. O pleito tem início às 8h e término às 17h.
Algumas regras antigas, como a obrigatoriedade de um documento de identidade com foto, permanecem. Outras, como a proibição do uso do celular no ingresso à cabine de votação, foram incluídas este ano. Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.
O Cartório da 7ª Zona Eleitoral informou ao Jornal Cidade de Agudos na última quinta-feira (29/09) que o município tem 30.532 eleitores aptos a participarem do pleito neste domingo. Na última eleição municipal, realizada em 2020, 22.968 eleitores registraram voto em Agudos.
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.
Nas eleições desse ano o eleitor deverá votar em 5 candidatos. A ordem de votação será da seguinte forma: o primeiro voto será para deputado federal, sendo necessário apertar 4 números na urna. Após conferir nome e foto do candidato no visor eletrônico, o eleitor deve apertar o botão verde "Confirma".
Em seguida, o segundo voto é para deputado estadual. São 5 dígitos até aparecer a foto do candidato. Ao conferir as informações o eleitor deve apertar o botão verde novamente para confirmar o segundo voto.
O terceiro voto será para senador. Neste ano o eleitor vota em apenas um candidato para o senado e é necessário digitar 3 números. Após confirmar as informações o eleitor deve apertar o verde para confirmar.
O 4º voto é para governador. São apenas dois dígitos e ao conferir no visor o eleitor também deve confirmar.
Por último, o voto para presidente também exige que sejam apertados dois dígitos. Após a conferência o eleitor pode confirmar e finalizar a votação.
Ao término do voto, aparece no visor a palavra "Fim", confirmando que o eleitor já computou seu voto e pode se retirar da cabine.
A urna eletrônica também permite que o eleitor corrija o voto, caso digite algum número errado, porém, é necessário que a correção seja feita antes de apertar o botão verde, caso contrário o voto poderá ser anulado.
Também é possível votar em branco, apertando o botão branco da urna e depois o confirma.
Dentro da cabine de votação o eleitor pode levar uma colinha impressa com os números dos candidatos, mas não é possível fazer uso de aparelhos eletrônicos.