Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SAMUEL AGUIAR FERRO

MERECIDA HOMENAGEM À ARCÂNGELO NAPOLEONE


Na sessão da Câmara Municipal de Agudos desta semana foi aprovado por unanimidade uma justa homenagem a família de Arcângelo Napoleone dando o seu nome no Espaço Cultural/Biblioteca do Teatro São Paulo, que está na fase final de sua ampla e moderna reforma.

Este cidadão ítalo-brasileiro que nasceu em Pescopennataro, cidade italiana da província de Campobasso, região oriental montanhosa dos Apeninos em 1881, veio para o Brasil, em 1895, com apenas 13 anos, chegando depois da longa viagem de navio na cidade de Santos, sob a custódia de um parente, pois seus pais permaneceram naquele país, e que posteriormente também imigraram. Vindo direto para São Manuel onde permaneceu apenas dois anos mais já trabalhando na construção da fachada e as torres da igreja Matriz local. Com 16 anos veio morar em Agudos, trabalhando como construtor que era sua vocação profissional. Aqui casou-se com Assunta de Conti, em 1907, e teve 11 filhos. Nesta ocasião seus pais já haviam imigrado para o Brasil. Com a morte de sua mãe, seu pai resolveu voltar para a Itália em 1908 onde permaneceu até a morte em sua cidade natal em 1934. Entre os principais trabalhos do construtor em Agudos foram a Igreja matriz, o Teatro, capela de Santo Antonio, hoje a igreja daquele bairro, o Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, muitas casas, além de outras em diversas cidades do Estado de São Paulo, principalmente aqui na região como a Igreja Católica Nossa Senhora das Graças de Borebí e as bases da usina hidroelétrica de Lençóis Paulista, entre outras. Porém a que mais lhe consagrou foi o Cine Theatro São Paulo, um empreendimento de Carolina de Oliveira Rocha, filha de um dos fundadores de Agudos o Coronel Delphino Alexandrino de Oliveira Machado nas décadas de 1910/20. Também era um visionário empreendedor. Já em 1904 abriu uma fábrica de cerveja em Bauru, e em 1910 monta uma loja no centro da cidade onde vendia muitas mercadorias, incluindo-se remédios e menos produtos alimentícios, sendo que essa loja muito tempo depois em 1953, foi transferida para um filho e para um genro. Ainda tem no seu extenso currículo sua atividade como representante Consular da Itália e correspondente de jornais voltados à colônia italiana como II Fanfulla e II Piccolo. Era muito falante em seus épicos discursos e organizado com suas coisas, principalmente as plantas arquitetônicas, tudo isso guardado até hoje pelos seus familiares. Sua importância era grandiosa, pois chegou até receber uma homenagem do lendário Benito Mussolini, através de um enviado especial General Badoglio, nas dependências da Sociedade Italiana, hoje extinta.

Por toda esta pluralidade de atividades voltadas para o bem estar da coletividade, que este cidadão através de seus familiares, recebe esta condigna homenagem da Câmara de Agudos, onde tenho o privilégio de evidenciar neste artigo com minhas mais perenes congratulações.

SAMUEL AGUIAR FERRO - Médico e Vereador

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!