O ex-prefeito de Bauru, e deputado federal, Rodrigo Agostinho, foi anunciado pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, como novo presidente do IBAMA. Segundo ela Rodrigo foi escolhido pela sua sólida formação técnica e destacada atuação na área ambiental, pois é biólogo, ambientalista e advogado, possuindo ainda, mestrado em Ciência e Tecnologia, com ênfase em Biologia da Conservação e vários cursos de especialização e pós-graduação. Ele foi membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), por mais de 10 anos e é membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza ((IICN). Através das redes sociais a Ministra Marina Silva, destacou o currículo robusto do parlamentar e sua relevante atuação em defesa da pauta ambiental no Congresso Nacional. Afirmou ainda que o desafio será enorme para reconstruir o órgão pelo país. Rodrigo Agostinho, quando anunciado destacou: "após tantas perseguições assédios e erros estratégicos, vamos exercer a racionalidade. Nosso trabalho terá como foco prioritário o combate ao desmatamento o fortalecimento da gestão pública sócioambiental: a modernização das nossas estruturas e a defesa intransigente do meio ambiente equilibrado.
O Deputado Federal Rodrigo Agostinho, que tem mandato até o próximo dia 31 de janeiro, pois não logrou êxito na sua candidatura a reeleição à Câmara Federal. Neste seu mandato contemplou com muitas emendas parlamentares os municípios da região em especial Bauru, sendo que Agudos recebeu muitos recursos, principalmente na área da saúde.
Agostinho que foi prefeito de Bauru, em dois mandados, 2008 e 2012, também foi vereador da Câmara Municipal de Bauru, em duas legislaturas, sendo que em uma delas, no mandato do prefeito Tuga Angerami, licenciou-se para assumir a Secretaria do Meio Ambiente, daquele município.
Tive o privilégio de ser seu candidato oficial na eleição que fui eleito vereador de nossa Câmara Municipal de Agudos. Não pude dar esta mesma reciprocidade nesta última eleição por questões partidárias.
Tenho convicção de que o novo Presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, dará uma dinâmica importante a este órgão ambiental, pois desde muito jovem dedica-se a atuar nesta área, desde os tempos que ajudou a formar a mata ciliar da nascente do Rio Batalha, na fazenda São Benedito, aqui de Agudos.
Congratulo-me com a esta indicação, pois conheço sua capacidade de gestão, esperando entregar-lhe o título de cidadão Agudense, que propus no início do meu mandado, pois orgulho-me de termos este relacionamento fraterno desde os tempos escolares.
Parabéns e sucesso Rodrigo Agostinho.
SAMUEL AGUIAR FERRO - Médico e Vereador