A concessionária Luz de Agudos, responsável pelo parque de iluminação pública do município, deu início recentemente à substituição de lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. A iniciativa, que promete modernizar e tornar mais eficiente a iluminação da cidade, começou pelo bairro Professor Simões, mas não agradou a todos os moradores, gerando uma onda de reclamações nas redes sociais.
Moradores do bairro manifestaram insatisfação com a nova iluminação, apontando que alguns pontos ficaram com baixa luminosidade, aumentando a sensação de insegurança. Diante das críticas, o prefeito Fernando Octaviani (MDB) reuniu-se com representantes da Luz de Agudos na última segunda-feira (03/06) para discutir soluções imediatas.
"Em algumas regiões do bairro, os moradores identificaram locais de baixa iluminação e essa cobrança chegou até nós. Por isso, em reunião com a empresa responsável, eu determinei a troca de luminárias em diversos pontos, para ampliar ainda mais a percepção de iluminação e a segurança dos moradores", declarou o prefeito Octaviani.
Atendendo à determinação do prefeito, a concessionária já iniciou a substituição das luminárias com baixa luminosidade por outras mais potentes em algumas vias. Essa ação, segundo moradores, já trouxe uma melhora significativa na iluminação dessas áreas.
"Essa substituição é necessária e faremos a cobrança para que a concessionária faça a substituição imediata e isso já está acontecendo", afirmou Octaviani, assegurando que a administração municipal continuará monitorando de perto o trabalho da Luz de Agudos para garantir a eficiência e segurança da nova iluminação.
A modernização do parque de iluminação com a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED faz parte de um projeto maior de sustentabilidade e economia de energia. As luminárias de LED são conhecidas por sua maior durabilidade e eficiência energética, além de oferecerem melhor qualidade de iluminação. Contudo, a implantação precisa ser feita de maneira a atender adequadamente às necessidades de cada região da cidade.