Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Agudos

"Investigação só vai comprovar a lisura do nosso trabalho", diz Fernando sobre Finisa

Câmara deverá votar pedido de abertura de CEI para investigar uso de recursos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal


Prefeito comenta pedido de abertura de CEI para investigar utilização de recursos do Finisa

Em entrevista exclusiva ao Jornal Cidade de Agudos, o Prefeito Fernando Octaviani (MDB) declarou que a possibilidade de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) pela Câmara Municipal contra sua administração "só irá comprovar a lisura do nosso trabalho". A declaração foi dada em meio a uma semana tumultuada, marcada pela atenção da imprensa bauruense sobre Agudos após um incidente ocorrido na Câmara Municipal.

O episódio centralizou-se em sessão realizada no mês de junho, quando o presidente da Câmara, Auro Octaviani (MDB), rasgou um pedido de abertura de CEI. A ação gerou controvérsias e dividiu opiniões, intensificando o debate sobre a gestão dos recursos públicos municipais. Na mesma sessão, a Câmara já havia rejeitado um pedido idêntico, com todos os vereadores, incluindo os de oposição, votando contra a abertura de uma Comissão Processante (CP) que visava a cassação do prefeito.

Mais tarde, durante a mesma sessão, cinco vereadores assinaram um novo pedido de CEI, para investigar o uso dos recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), obtido pela prefeitura junto à Caixa Econômica Federal no ano passado. Esses recursos foram destinados a obras de infraestrutura, finalização de obras abandonadas e aquisição de área para o novo Distrito Industrial.


A linha de financiamento adquirida é de R$ 20 milhões, mas até o momento, aproximadamente R$ 9 milhões foram liberados pela Caixa.

A oposição alega que a administração teria realizado pagamentos irregulares com os recursos do Finisa, mas a prefeitura sustenta que todas as despesas foram efetuadas de acordo com a legalidade e rigorosamente fiscalizadas pela Caixa Econômica Federal. "A investigação irá comprovar a lisura do nosso trabalho. Todos os recursos do Finisa foram utilizados da melhor forma possível, dentro das especificações do banco e com fiscalização e medição feita por engenheira da própria Caixa", afirmou o Prefeito Fernando Octaviani.

O prefeito detalhou ainda que cada centavo investido através desse convênio passa por um controle rigoroso e burocrático da instituição financeira. A liberação dos recursos depende de medições técnicas realizadas por engenheiros designados pela Caixa Econômica Federal, garantindo a correta aplicação dos valores. "São recursos para contrapartidas permitidas pelo financiamento e que estão nos ajudando no pagamento de obras importantes por toda a cidade", completou o prefeito.


Câmara deverá votar pedido de abertura de CEI

Nesta semana, o presidente da Câmara, Auro Octaviani, divulgou um vídeo em que afirma que o Legislativo irá votar a favor da investigação e que só rasgou o pedido de abertura de CEI devido a provocações de alguns vereadores. A Justiça de Agudos acatou o pedido do Ministério Público para que a abertura de CEI seja votada, mas sem que Auro presida a sessão de instauração da comissão, uma vez que ele é tio do prefeito Fernando.

"É um documento que fizeram para me provocar, foram cínicos, me deixaram nervoso. Eles haviam votado contra o mesmo pedido cinco minutos antes. Aí a equipe deles (vereadores da oposição) começou a xingá-los e eles, para jogar para a torcida, fizeram outro pedido me provocando. Eu rasguei, foi um clima tenso", explicou Auro.

Apesar do incidente, Auro reiterou seu apoio à investigação. "Nós estamos indicando a toda a nossa bancada de vereadores para que vote a favor da investigação. Estou convocando os vereadores para a sessão e vamos apreciar o pedido. Não vou recorrer, vou votar a favor porque não temos o que esconder. Eles querem impedir que finalizemos as obras em andamento, mas não vão conseguir", afirmou o presidente da Câmara.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!