João Fonseca, aos 18 anos e 5 meses, entrou para a história do tênis brasileiro ao alcançar o Top 100 do ranking da ATP.
Essa conquista o coloca como o tenista mais jovem do país a atingir essa marca, superando lendas como Gustavo Kuerten e Cássio Motta, que chegaram ao feito aos 19 anos.
"João Fonseca segue fazendo história! O brasileiro garantiu matematicamente sua vaga entre os 100 melhores do mundo no ranking da ATP, tornando-se o tenista mais jovem do país a alcançar esse feito, com 18 anos, 5 meses e 6 dias." comemorou o Time Brasil.
A atualização do ranking, divulgada pela ATP na segunda-feira (27), deve posicioná-lo em 99º lugar.
Sua ascensão meteórica foi impulsionada por vitórias em torneios importantes, incluindo os títulos do Next Gen Finals e do Challenger de Camberra.
A vaga no Top 100 também é resultado da queda de Aleksandar Kovacevic em um torneio na França. Se o sérvio Laslo Djere não vencer seu torneio, Fonseca poderá subir ainda mais no ranking.
Com esse feito, Fonseca se junta aos 28 brasileiros que já integraram o Top 100 da ATP desde 1973. Essa conquista também quebra um jejum de oito anos sem três brasileiros entre os 100 melhores. A última vez foi em 2017, com Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva e Thiago Monteiro.
Na próxima atualização do ranking, além de Fonseca, Thiago Wild e Thiago Monteiro também estarão entre os 100 melhores.
Essa crescente presença brasileira no Top 100 sinaliza um momento positivo para o tênis nacional, que busca novos talentos e mais conquistas internacionais.
*Reportagem produzida com auxílio de IA